Setecidades Titulo Memória
Uma baronesa. Menina-moça, o trabalho na Pan. Secretária na Companhia Mecânica. 35 anos de Prefeitura. Líder do funcionalismo...

A advogada Alexandrina Moretto nasceu e sempre viveu em São Caetano

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/04/2025 | 02:00
Compartilhar notícia


Dona Alexandrina descende de um barão, um soldado italiano chamado Marco, mesmo nome do seu pai, o construtor Marco Moretto. Logo, a nossa entrevistada pertence ao baronato dos Moretto, ela que nasceu em São Caetano em 6 de setembro de 1929 – há 95 anos e meio.

  

Crédito das fotos 1, 2 e 3 – Álbum pessoal

A MOCINHA BARONESA. Alexandrina mocinha e executiva. No destaque, a formatura em Direito, com o casal Marli e Ari Teixeira

Assistente jurídica sem ser advogada, apenas com o curso primário, ela se esmerou em aprender, formou-se em Direito já adulta e construiu carreira na Prefeitura de São Caetano: 35 anos de serviços prestados.

O pai, construtor, fez lindos trabalhos nos dois mais antigos cemitérios da cidade. E ela, que levava marmita ao pai, hoje preserva uma memória que nos ajuda a compreender melhor a formação de São Caetano.

E nem tudo foi gravado. Por exemplo: aos 17 anos, trabalhando na Companhia Mecânica Paulista, Alexandrina carregou Marta Suplicy no colo.

- Como assim, dona Alexandrina?

- O Dr. Luiz Afonso Schmidt de Vasconcelos era dono da Companhia Mecânica Paulista, que ficava na Avenida dos Estados onde é hoje o Carrefour, e que depois foi vendida ao Ricardo Jafet. Aos sábados, muitas vezes, Dr. Luiz trazia a filhinha Marta consigo e eu era encarregada de cuidar dela, o que fazia com muito prazer.

Muitos anos depois, Marta ficou sabendo por terceiros da “baba” que teve em São Caetano. Quis conhecê-la. Dona Alexandrina chegou a ir duas vezes à casa da Marta, na Rua Grécia, em São Paulo.

- Pode não parecer, mas eu sou muito tímida, e nas duas vezes fiquei com vergonha de me apresentar e voltei para casa sem ver a Marta, então já consagrada como sexóloga famosa.

Há outras histórias narradas por dona Alexandrina. Estão no ar. Uma hora de lindas narrativas. Vocês vão gostar.

TRAILER

Marco Moretto, o pai construtor

O bombom Gianduia

Presidente da Associação dos Servidores (a Aresm)

Uma coluna no Jornal de São Caetano

O encontro com Irmã Dulce

Flores nos quadros que Alexandrina pintou

NO AR

A entrevista com Alexandrina Moretto está no site do Diário – www.dgabc.com.br – e demais plataformas do jornal.

Crédito da foto 4 – Facebook de Marta Suplicy

IDENTIFICAÇÃO. Escreveu Marta Suplicy em agosto de 2020: “Pai querido, Luiz Afonso Smith de Vasconcellos, nesta foto feliz com meu irmão Ziziu e o neto Supla que estreava como grande promessa no polo”: uma fábrica de São Caetano

NAS ONDAS DO RÁDIO

Canta Itália

Diretamente da Itália, o início da Primavera em Maróstica, cidade-irmã de São Bernardo, que faz em 1º de maio a Festa da Mortadela.

Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Hoje, às 20h, com reapresentação no sábado, às 23h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9, em cadeia com a Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 30 de abril de 1995 – Edição 9001

MANCHETE – Ônibus podem ter primeiro reajuste na era do Real.

ADEUS – Morria o monsenhor João do Rego Cavalcante, da Paróquia São Judas Tadeu, bairro Campestre, em Santo André.

EM 30 DE ABRIL DE...

1905 – Do correspondente do Estadão em São Bernardo: 

Os atos religiosos da Semana Santa têm sido revestidos de grande solenidade na nossa matriz. 

Presença da corporação musical constituída por alunos do Orfanato Cristóvão Colombo.

NOTA – Segundo o correspondente, o vigário de São Bernardo, padre Francisco Dolci, vinha sofrendo oposição de uma parte dos paroquianos.

Crime de morte em Ribeirão Pires, na olaria de Bonifácio Balotim: o empregado Stefano foi agredido por outro operário e teve o crânio faturado. O agressor fugiu e o subdelegado de Ribeirão Pires, Juvenal Rocha, abriu inquérito.

Do correspondente do Estadão na Estação Rio Grande (hoje ‘da Serra’) – A sociedade dançante Recreio da Mocidade do Rio Grande realizou, em seus salões, um esplendido baile, “no qual nos ocuparemos na próxima correspondência”.

1920 - Criado o 2º Grupo Escolar de São Bernardo, hoje EMEF Senador Flaquer, no Bairro Fundação, em São Caetano. Professor Anísio Novais foi o primeiro diretor.

1955 – Cerâmica São Caetano estava lançando novo revestimento para as construções, o litocerâmica, “revestimento eterno”.

1985 - Lançado o livro "Memórias de um andreense", de Holando Lacorte, no Bazar Emílio, em Santo André.

HOJE

Dia Nacional da Mulher

Dia do Ferroviário

MUNICIPIOS BRASILEIROS

No Mato Grosso do Sul, hoje é aniversário de Japorã, Nova Andradina e Novo Horizonte do Sul.

Em Pernambuco, Floresta e São Bento do Una.

Na Paraíba, Boqueirão, Nova Floresta e Tacima.

São Pio V

30 de abril

Papa entre 1566 e 1572. Estabeleceu o texto oficial da Santa Missa e do Ofício Divino. E publicou o Catecismo Romano.

Ilustração: Canção Nova (divulgação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;