FMABC traz debate em sessão de filme; Cine Theatro também terá desfile atípico
Santo André tem agenda intensificada para discutir a saúde mental em celebração também ao Dia da Luta Antimanicomial, neste domingo. A pauta começa a ser enfatizada nesta quinta-feira (15), a partir das 13h, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André, com o Mental Fashion Day: desfile de peças confeccionadas nas oficinas terapêuticas da cidade.
Nesta edição, devem compor o público usuários, familiares e profissionais da Raps (Rede de Atenção Psicossocial) de Santo André. Para participar, a entrada é gratuita e não exige inscrição prévia.
Ainda na mesma cidade, na FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), o núcleo cultural da Pró-Reitoria de Extensão do Centro Universitário promove também discussão sobre a saúde mental em mais uma edição do projeto Cine Diálogo. Desta vez, serão duas sessões, às 17h e 18h, abertas ao público no próximo dia 21.
Para debate, o grupo escolheu para exibição o curta-metragem Holocausto Brasileiro: O impacto refletido na sociedade. A obra foi criada a partir do livro homônimo escrito pela jornalista Daniela Arbex. No enredo literário, a autora explora a luta antimanicomial após os relatos de horror do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, que contabilizou a morte de mais de 60 mil internos.
No audiovisual exibido em Santo André, o público deve conhecer três das histórias que marcaram as páginas de um dos principais livros-reportagens do País. Além disso, uma roda de conversa é esperada ao término do longa.
O evento ocorrerá no Auditório de Estética da instituição, com entrada pela Avenida Príncipe de Gales, 821. Para participar, são aceitas inscrições em forms.gle/fVMEDNKc9EZZX4dC6.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.