No ciclo de palestras de 1989, este português de Alijó foi o centro da exposição, esboçando-se sua biografia
15 de junho de 1989, Câmara Municipal de Rio Grande da Serra. Quarta e última noite do III Ciclo de Palestras do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória do Grande ABC) sobre o centenário do Município de São Bernardo: 1889-1989.
A exposição central foi feita por dois netos de José Maria de Figueiredo, Caterine Eliana Figueiredo Arnoni e Octavio David Filho. Coordenou a mesa o teatrólogo Wilson de Oliveira Souza, do Gipem.
PORTUGAL
José Maria de Figueiredo nasceu em Alijó, Portugal, em 19 de julho de 1878. Veio para o Brasil em 1889. Mais tarde naturalizou-se brasileiro. Iniciou os estudos em Pindamonhangaba.
Caterine Arnoni
RIBEIRÃO PIRES
Depois veio para Ribeirão Pires, a convite de um tio. Esse tio havia feito uma das primeiras construções da cidade, que serviu de abrigo durante surto de febre amarela em Santos. Uma companhia mandava marinheiros para Ribeirão Pires quando da epidemia.
Octávio David Filho
MARINHEIROS
Vários oficiais que estavam internados nesta casa morreram e foram enterrados no cemitério do Pilar Velho.
Roberto Bottacin
POLÍTICA
Em 1925, (José Maria de Figueiredo) foi eleito vereador, representando os distritos de Paranapiacaba e Ribeirão Pires.
Caterine Arnoni
PIAÇAGUERA
Uma companhia concedeu a Linha Piaçaguera a ele (Figueiredo). Em contrapartida, ele devia extrair a lenha e plantar bananeiras. Os primeiros bananais na área foram plantados por ele.
Octávio David Filho
ESTAÇÃO RIO GRANDE
Morou alguns anos em Piaçaguera, vindo depois estabelecer-se em Rio Grande, onde teve pequena indústria (...) adquiriu várias propriedades em Rio Grande e Ribeirão Pires.
Caterine Arnoni
A REPRESA E A ELETROCLORO
Rio Grande por muito tempo esteve estagnada. Quando da implantação da represa Billings (anos 20), existiam próximas da estação inúmeras casas, que foram inundadas.
Esta estagnação persistiu por muitos anos. Até que se registrou novo período de progresso e de melhorias em Rio Grande quando vieram as indústrias químicas Eletrocloro (anos 40), instaladas em terrenos que pertenceram a José Maria de Figueiredo.
Octávio David Filho
A MORTE
Na revolução de 1932 trabalhou intensamente na arrecadação de donativos para as famílias dos combatentes, Veio a falecer em 1935, aos 57 anos de idade.
Caterine Arnoni
NOTA DA MEMÓRIA – Como dissemos no início desta Semana Rio Grande ABC 2025, “Memória” tem feito uma síntese do que se conversou 35 anos atrás na Câmara de Rio Grande da Serra.
O texto completo é de 65 páginas, colocadas à disposição do futuro e sempre aguardado centro de memória. Arquivo histórico e/ou museu da querida Rio Grande da Serra.
Crédito da foto 1 – Acervo: Octavio David Filho
DOCUMENTO. Em 1924, o registro de José Maria de Figueiredo no Consulado de Portugal em São Paulo: na sequência viria sua naturalização como cidadão brasileiro
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 11 de maio de 1995 – Edição 9010
MANCHETE – Operário morre em explosão na CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos), em Ribeirão Pires.
SÃO BERNARDO – Scania fazia a maior venda para um único cliente: 150 caminhões do tipo “cara chata” para uma rede atacadista de Minas Gerais.
FUTEBOL – Santo André vencia na estreia do técnico João Carlos: 2 a 1 sobre o Ituano.
SÃO CAETANO – Operários formavam cooperativa e assumiam o controle da Cerâmica Matarazzo.
EM 11 DE MAIO DE...
1890 – Instalado o Município de São Bernardo, com abrangência sobre praticamente toda a área do Grande ABC.
Criado em março de 1889, o novo município – um doa primeiros da República – demorou a ser instalado.
A instalação foi feita pelo prefeito de São Paulo, Clemente de Sousa e Castro, que compareceu à solenidade na Vila de São Bernardo, sendo hospedado pelo dr. Flaquer.
Escreve o Diário Popular: “As ruas da Vila acham-se ornadas a capricho”.
NOTA DA MEMÓRIA – Este foi o segundo movimento autonomista registrado na região – o primeiro, do início do século XIX, foi o que elevou São Bernardo a distrito de Paz, com a criação da Freguesia de São Bernardo em 1812.
1958 – Circulava o número 1 do semanário News Seller, semente do Diário do Grande ABC.
Sessenta e sete anos de História do Grande ABC.
O presente veio antecipado: a Sala Diário do Grande ABC, no espaço nobre da Biblioteca Municipal Nair Lacerda, junto ao Paço de Santo André, sala inaugurada em 8 de abril último com coleções do News Seller e da sua fase diária.
Uma sala em construção, com várias possibilidades. Uma delas: conter a microfilmagem do Diário, desde o seu nascimento News Seller até o início da década de 1990.
Outras coleções do Diário, completas ou parciais, podem ser consultadas nos centros de Memória da região, com destaque para o Centro de Memória de São Bernardo e a Fundação Pró-Memória de São Caetano.
1930 – Nascia, em São Bernardo, a irmã Regina Itália Rocco, com uma trajetória que a leva a exercer sua função religiosa em várias partes do Brasil.
HOJE
Dia das Mães
Dia da Integração do Telégrafo no Brasil
Dia Nacional do Reggae.
MUNICÍPIOS BRASILEIRO
No Espírito Santo, hoje é o aniversário de Águia Branca, Alto Rio Novo e Governador Lindenberg
Em Goiás: Aparecida de Goiânia, Guarinos e Rio Quente
No Rio Grande do Norte: Bom Jesus, Lagoa d’Anta e São Pedro
No Maranhão: Caiapió e Nova Iorque
Em Rondônia: Machadinho D’Oeste e Santa Luzia D’Oeste
E mais: Barroquinha (CE), Mãe do Rio (PA), Pranchita (PR) e Venâncio Aires (RS).
4º Domingo da Páscoa
11 de maio
“Minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem”.
João 10,27-30.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.