Nutrição: A moda é marmitar

Alessandra Nunes

 

Seja pelo alto custo das refeições fora de casa, seja para ter acesso a um alimento de melhor qualidade, seja por ser mais higiênico, cada vez mais pessoas estão aderindo à moda de levar marmita de casa. Com diversos modelos no mercado, os 'potinhos' atendem a todos os gostos e bolsos, e têm se mostrado atitude muito saudável e econômica. Mas será que você sabe montar corretamente a sua marmita?

Ao fazer a marmita, leve em consideração as seguintes observações: ande sempre com dois recipientes, um com os alimentos que serão aquecidos e outro com as hortaliças cruas (marmita fria para saladas). É importante sempre comer fibras cruas, porque elas auxiliam na redução da absorção da gordura e diminuem os níveis de açúcar no sangue.

Procure não misturar alimentos pertencentes ao mesmo tipo. Evite, por exemplo, colocar dois cereais (carboidratos), como arroz e batata. As misturas de alimentos do mesmo grupo são difíceis de serem quantificadas e resultam em excesso de calorias no cardápio. O aumento do aporte calórico faz com que o organismo armazene gordura.

Ao preparar as refeições use o mínimo possível de gordura. Opte sempre por alimentos cozidos, assados ou grelhados. Essas preparações, além de conterem menor valor calórico, ficam mais saborosas na hora de aquecer. Não leve alimentos fritos, pois, além de terem alto valor calórico, ficam com consistência ruim depois.

Coloque a marmita em refrigeração o mais rápido possível. Caso não tenha lugar para isso, invista em sacola térmica e compre placas de gel para ajudar a manter o gelo. Essas placas são mantidas em freezer e conservam os alimentos em temperatura adequada por até seis horas. Outro cuidado importante é com a higiene da marmita. Ao terminar a refeição, jogue fora o resto dos alimentos e lave o recipiente com água e sabão neutro.

Ao chegar em casa, lave novamente e, se necessário, deixe de molho em água com solução de hipoclorito de sódio. O mesmo deve ser feito com as bolsas térmicas. Lembre-se que as usadas para transportar as marmitas são fontes de contaminação, porque transitam para todos os lugares. Se preparar a marmita de véspera, ao terminar de colocar os alimentos, leve imediatamente ao refrigerador.