4 formas de preparar o café, dicas do chef Elzio Callefi

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Dia-a-Dia Revista

4 formas de preparar o café.
Elzio Callefi, chef da Tramontina, indica alguns dos principais métodos de preparo da bebida. 
 
 
Nada como aquele prazer de tomar um café recém feito! Até porque, ninguém resiste ao cheirinho que preenche o ambiente quando o café é passado. Embora muitos já conheçam as opções para servir essa que é a segunda bebida mais consumida no mundo, sempre há uma nova dica que pode encantar nas influências do aroma. Principalmente, para testar alguns cafés especiais em casa. O  chef Elzio Callefi, da Tramontina, conta sobre alguns dos principais métodos e os equipamentos certos de preparo.

O primeiro passo é escolher escolher os grãos.
 
Grãos de café frescos e de boa qualidade são essenciais para um bom resultado. Se for possível, prefira os cafés em grãos, para moer em  casa. “Uma dica é adquirir este tipo de produto em cafeterias ou lojas especializadas. Prefira também comprar pacotes com no máximo 250g para consumir de forma mais rápida e evitar perda de aroma ou ressecamento dos grãos”, sugere Callefi. Caso opte por comprar grãos em supermercado, verifique a data da embalagem do produto. “O ideal é que não ultrapasse 45 dias a partir da data que foi embalado”, acrescenta. Fazer parte de clubes de café pela internet também é dica do chef Elzio e pode ser uma excelente experiência  para receber vários tipos de grãos em casa.
Depois disso, é preciso escolher o equipamento para preparar a bebida. Existem várias opções, e a melhor será sempre aquela que se adequa ao  seu gosto. Confira:
 

1. Preparo com coador ou filtro:
 

Muito utilizado na cultura brasileira, o processo é super simples: colocar o pó de café no coador, de papel ou pano, e despejar água quente - não fervente. A bebida será filtrada diretamente para dentro de um bule. Para facilitar, o aquecimento da água pode ser feito por meio de uma chaleira elétrica - mais rápida e precisa em termos de temperatura - ou chaleira tradicional, que aquece na boca do fogão. Esse método é rápido e resulta em uma bebida um pouco menos encorpada. A proporção sugerida fica em torno de 50 gramas para cada 500 ml de água. Ideal é priorizar o filtro descartável de papel ao tradicional coador de pano. Isso porque é impossível a completa higienização do pano, além de ser necessário o cuidado com o tipo de pano e por quantas vezes ele será utilizado.

2. Preparo por pressão, com cafeteira Italiana:
 
O método utiliza o vapor de água para o preparo e o resultado é um café de gosto acentuado, encorpado e aroma que invade a casa. A cafeteira italiana foi pioneira entre as máquinas de café. Como o nome já diz, surgiu na Itália de uma adaptação de um bule e ainda hoje é uma das formas preferidas de se fazer café em casas na Europa. O processo é também simples: na parte de baixo da cafeteira, coloca-se água e, no funil que ficará logo acima, o café. Depois disso, o corpo é rosqueado com o recipiente de baixo, e a cafeteira é colocada no fogo. Quando a água ferver, passará pelo pó e o que sobe já é o café pronto. A proporção sugerida é de 30 gramas para seis xícaras de café.

O grão ideal para este método é o de grau médio para grosso, pois o pó fino impede a passagem da água. E como dica: preste atenção na hora que a  água estiver subindo: quando começar a subir, é hora de retirar a cafeteira do fogo.

3. Preparo por pressão manual, com prensa Francesa
 
 
Esse é o método que não utiliza energia elétrica, nem filtro de papel.
Feita de vidro e metal, e um filtro que é uma malha metálica mais espaçada que os demais, a cafeteira permite um preparo de bebida bem encorpada e mais aromática. O método consistem em colocar o pó no fundo da jarra de vidro, misturar com água quente e deixar  descansar por alguns minutos. Depois, é só empurrar o êmbolo para que o café seja filtrado. A proporção sugerida é de 40 gramas para 500 ml de água. Esse tempo de descanso da mistura antes de empurrar é importante para qualificar a extração.
 
4. Preparo de cafés espressos, com cafeteira elétrica.
 
 
Para quem busca um café bem encorpado, cremoso e que permite a apreciação de todas as suas nuances, a dica é usar  as máquinas para café expresso manuais. Esses equipamentos permitem o preparo do café expresso perfeito, além dos diversos tipos tradicionais como: Capuccino, Café latte, Latte machiatto e o famoso Ristretto, tão apreciado pelos italianos. Tudo isso é possível  devido a liberdade que a máquina proporciona ao usuário para escolher de forma manual a quantidade de café, pressão da máquina e vaporização do leite. “Isso faz toda diferença na qualidade final da bebida. Dependendo do modelo, a máquina dispõe de moedor acoplado  ao produto e conta com 16 espessuras de moagem”, comenta Elzio. A água vai em outro recipiente e permite o controle ajustável de temperatura entre 94 e 96 graus. “Máquinas manuais são uma excelente opção, pois proporcionam ao usuário uma experiência de barista  em casa” finaliza o chef.



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados