Estamos quase no fim

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Alessandra Nunes

Novembro é aquele mês que tem cheiro de panetone. A contagem regressiva para as férias e para as festas de fim de ano começa e a correria também. Para quem ficou controlando a alimentação o ano todo, vem o medo de sair da linha justo na época que culmina com a entrada do verão, que é a estação que pede comidas mais leves e refrescantes. Sou favorável a situações onde o mais prudente é relaxar e curtir o momento. Ficar controlando calorias nas festas tira todo o brilho e encantamento do momento. Assim, o melhor que se tem a fazer é preparar-se bem antes do fim de dezembro, para que no dia você não precise sair correndo das guloseimas. Mas, o que fazer?

Desde o começo de novembro, procure mudar o ritmo de alimentação. É um bom momento para investir em produtos mais magros, como leite desnatado, queijos magros e queijos cremosos light. 

Diminua o consumo da carne vermelha, optando por carnes nas versões mais magras, como o filé de frango, peixe e peru.

Aumente a ingestão de fibras, utilizando mais verduras e legumes (principalmente crus) e produtos na versão integral (como o arroz e o pão).

Fique atento ao intervalo de refeições. Coma pequenos lanches a cada três horas. Vale incluir frutas, iogurtes, barras de cereais. Não caia na besteira de sair para fazer compras e passar horas sem se alimentar. A fome é uma inimiga implacável e manda qualquer dieta por água abaixo.

Aumente a ingestão de água e chás. Os chás verde e o branco são ótimas opções para ajudar na diurese e evitar a sensação de inchaço no fim do dia, muito comum na época de calor.

No jantar, opte por saladas e grelhados, ou mesmo sanduíches com bastante hortaliças e frios magros. Panetone é sem dúvida delicioso, mas deve ser deixado para as festas. Uma única fatia tem 280 calorias.

Nas festas de confraternizações de empresas, colégios etc., faça refeições leves durante o dia e não chegue ao local com o estômago vazio para não dar oportunidade para a fome falar mais alto.

Em um evento, nunca comece pela bebida alcoólica.  Peça sempre em primeiro lugar uma água ou um refrigerante light e deixe a bebida alcoólica para a rodada seguinte. Faça isso sucessivamente, ou seja, alterne bebidas alcoólicas com outras bebidas e você beberá menos da metade do que está acostumado. 

Modere nos doces, afinal de contas, dentro de poucos dias vamos ter uma mesa com infinitas variedades a serem escolhidas. O que não vale é deixar a mudança de alimentação para o ano que vem com a desculpa de ‘em janeiro eu começo!’ Temos ainda dois meses pela frente. Dê o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável!




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados