Miss Brasil vira obra de arte

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

A miss Monalysa Alcântara está, mais uma vez, levando o nome do Brasil para fora. Desta vez, ela foi escolhida pela fotógrafa catarinense Maristela Giassi para ser a musa do quadro Nuances, adornado por joias e cores do País. A obra foi para exposição em Dubai. 

Quadro da fotógrafa Maristela Giassi marca o fim do reinado da Miss Brasil, Monalysa Alcântara

Novamente, uma Monalysa é imortalizada em tela, com sorriso leve, quase imperceptível nos lábios para quem não é observador. Mas ele está ali. Desta vez, no entanto, não se trata da obra de Leonardo Da Vinci. A Monalysa em questão é a Miss Brasil, que foi inspiração para o novo trabalho da artista catarinense Maristela Giassi. No projeto Nuances, que acaba de voltar de uma das maiores feiras de arte e design do Oriente Médio, a Index, a fotógrafa decidiu exaltar um pouco da cultura e da beleza brasileiras e convidou a piauiense Monalysa Alcântara para ser o principal rosto desse trabalho.

“Procurei ressaltar mais do que somente as cores da nossa bandeira. Quis trazer à tona a alma da Monalysa e, principalmente, expressar toda brasilidade dela, seja nos traços físicos ou na força que ela tem. Uma menina de garra que saiu pra luta desde muito cedo e representa a todos nós, brasileiros”, diz Maristela. As fotos foram feitas em Santa Catarina no estúdio da fotógrafa, no início do mês de março. Dedicada e focada nos resultados, a Miss Brasil não se opôs a posar apenas com um pedaço de tecido cobrindo parte do corpo. A beleza de Monalysa Alcântara foi mais do que suficiente para tornar realidade o que um dia foi apenas uma ideia.

“Fiquei feliz com a ideia do projeto e de poder representar o Brasil lá fora mais uma vez. Logo que conheci o trabalho da Maristela, não tive como não aceitar. Com certeza me representa, porque o Brasil é miscigenação e eu estou ali, minha cor está ali, meu cabelos, meus traços estão ali. Nossos traços. Fiquei emocionada com o resultado”, afirma a modelo. Apesar de ser a maior representante da beleza brasileira na atualidade, com o título de Miss Brasil, Monalysa se preocupa em apenas exaltar a beleza da mulher, mas quer também ajudar a quebrar padrões.

“Tentei transmitir na foto aquilo que sou, com todas as minhas ‘imperfeições’, que – para mim – são exatamente o que me fazem ser única. Cada vez mais a nossa sociedade tem quebrado os padrões de beleza, ainda estamos longe do ideal, mas caminhamos. E a arte aliada à essa revolução pode ajudar na autoestima das nossas mulheres, na consciência da realidade e, consequentemente, gera a sororidade entre nós”, explica. A troca de confiança fez o trabalho render e os cliques não poderiam ser melhores. Escolhida a imagem, a silhueta de Monalysa foi impressa em tela e, depois, recebeu finalização em tinta.

Para representar as riquezas brasileiras, Maristela fez parceria inédita com a Alcidino Joalheria, que cedeu joias de verdade para adornar a obra. Ao todo, 50 gemas de zircônias coloridas, produzidas em laboratório, foram usadas na produção da obra de arte. O ourives da joalheria dedicou 16 horas de trabalho para produzir e fixar os encaixes em ouro e as pedras na obra de arte. “Esta foi a primeira vez que alguém nos propôs ‘vestir’ uma tela com nossa joia. Transformar a ideia em realidade exigiu criatividade e ‘imaginação em 3D’. Mas o trabalho foi extremamente enriquecedor. Toda a aplicação das joias foi feita por nosso ourives de maneira artesanal. As peças adicionadas ao quadro receberam o mesmo acabamento das nossas joias”, afirma a joalheira da Alcidino Joalheria, Eliane Fernandes.

A Miss Brasil entra esta semana em seu último mês de mandato. A passagem da coroa para a próxima escolhida para representar a beleza brasileira acontece em maio. E Monalysa já tem planos para o futuro. “Sou aquariana, sonhadora! Quero voltar a fazer aulas de teatro, porque sempre me ajudaram a ser mais desenvolta em todas as áreas da vida e também por conta de um outro projeto que ainda está engatinhando, mas que, em breve, todos saberão. Espero ter um futuro de voos altos, estou trabalhando para isso”, conclui. (Colaboração Raquel de Medeiros)




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados