Edamame

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Alessandra Nunes

O grão da moda nada mais é do que a soja verde ainda imatura, com aspecto muito parecido com a ervilha, mas com textura mais macia. O curioso é que o nome edamame se refere à forma de consumo muito tradicional na culinária japonesa em que as vagens verdes e cozidas são levadas diretamente à boca e, então, os grãos são retirados com os dentes (parecido com o consumo do tremoço).

É um grão rico em isoflavonas, substância muito estudada pelas suas propriedades anticarcinogênica, antifúngica e por amenizar os sintomas da menopausa. O alto teor de cálcio, magnésio e fósforo pode ajudar a prevenir a perda de massa óssea, já o alto teor de fibras traz mais saciedade nas refeições e ajuda a regular o intestino. Uma porção de 100 gramas do grão cozido fornece 141 calorias, 12,35 gramas de proteínas, 11,05 gramas de carboidratos e 6,4 gramas de gorduras, por isso é excelente fonte de proteína vegetal.

Para prepará-las, coloque água em uma panela e leve para ferver. Lembre-se de que é importante remover as sujidades das vagens em água corrente esfregando bem. Com elas ainda molhadas, tempere com o sal e, assim que a água estiver fervendo, coloque as vagens e deixe cozinhar por, aproximadamente, cinco minutos ou até que fiquem macias. Este processo pode ser feito no vapor também. Para isso leve os grãos à panela de cozimento no vapor já com água fervente e cozinhe por oito a dez minutos. Interrompa o cozimento com o gelo.

É necessário remover a vagem para comer apenas os grãos, mas não se preocupe porque eles saem facilmente quando a vagem é apertada. É possível congelar os grãos cozidos, desde que você escorra bem e armazene em sacos plásticos. Dá também para utilizá-lo em diversas receitas como saladas, patês, recheios e até mesmo cozido com o arroz.

Agora que você já conferiu os benefícios e formas de preparo, que tal arriscar-se na introdução de receitas contendo esse alimento? Vai uma receitinha para ajudar!

Patê de Edamame

Ingredientes: 4 xícaras de chá de grãos de soja verde cozida, 2 dentes de alho sem pele, 1/2 xícara de chá de tofu, sal e pimenta-do-reino branca a gosto, suco de 1 limão.

Modo de preparo: Cozinhe os grãos em água e reserve 1 xícara da água de cozimento. Bata no liquidificador o edamame, o alho e o tofu, adicionando aos poucos a água do cozimento até atingir o ponto que deseja. Adicione também o suco de 1 limão e vá temperando com sal e pimenta a gosto.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados