Foto escolhida a dedo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

 Para profissionais que exercem função cuja atenção, visão, percepção e talento, é claro, são essenciais, terem seus exercícios reconhecidos nacionalmente é para ficar cheio de orgulho. Repórter fotográfico do Diário, Celso Luiz se enquadra nessa categoria. O profissional tem uma de suas fotos estampadas nas páginas da nova edição do livro O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro (Editora Europa, 214 páginas, R$ 99,90), que acaba de ganhar vida.

A obra, que tem como meta reunir as fotos mais marcantes do ano anterior e servir de documento da história brasileira, é ilustrada por 242 imagens selecionadas entre 700 fotos que foram registradas em 2016 e, posteriormente, enviadas por seus autores. Entre os registros estão prisão de políticos, Operação Lava Jato e cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, além do acidente aéreo com o time de futebol Chapecoense.

Cada profissional pôde mandar até três registros para, talvez, ter um selecionado. A obra contemplada de Celso Luiz, no caso, é clique feito durante votação do impeachment de Dilma Rousseff (PT), no Congresso Nacional, em Brasília. Na profissão há 35 anos, sendo 21 deles no Diário – apenas nesta terceira passagem pela empresa –, o profissional diz estar orgulhoso por estrear uma foto sua no anuário. “É a primeira vez que mando algum trabalho. É bom por ser uma referência com fotógrafos do Brasil todo”, explica.

A escolha pela foto, segundo Celso Luiz, se deu por ter boa ‘plástica’ e, também, pela importância do fato em si. Para ele, é um reconhecimento para todos os profissionais da área, além de ser forma de valorizar sua carreira, que conta ainda com uma contemplação em 1984, na Bienal de São Paulo, com registro de garimpo de restos de material cirúrgico em São Paulo, sem contar no Prêmio Shell, em 1991, por foto na categoria automobilística. Celso teve trabalho reconhecido também em premiação fotográfica em Santo André, nos anos 1990.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados