Dupla dinâmica

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

 O único barulho no estúdio é do fogão elétrico, que está ligado para esquentar a panela. Em poucos minutos, um ‘ninho angelical’ começará a ser preparado como sugestão de entrada no menu preparado pelo andreense Leonardo Roncon e Rafael Barros, que apresentam o programa Chefs em Ação. A atração vai ao ar de segunda a sábado, às 14h, na TV Aparecida e, há pouco mais de um mês, também é transmitido nos mesmos dias pelo canal Sony, 11h e às18h05. Haja receita.

Mas eles dão conta. Amigos de longa data, começaram a ‘dividir a bola’ em um programa de rádio que Leonardo tinha na Bahia – trabalhou em um hotel lá durante muitos anos –, e tiveram a ideia, pouco depois, de lançar um canal no YouTube chamado Gastrominados. Por conta da visível química entre os dois, foram convidados a ir para televisão. A estreia, portanto, aconteceu em outubro. Tudo passou a ser milimetricamente pensado e cronometrado a fim de que as receitas do dia – que são três (entrada, prato principal e sobremesa, sempre com alguma opção vegetariana) – saiam de modo que quem está em casa tenha vontade e se sinta capacitado a fazer.

Ao primeiro sinal de ‘gravando’, Leonardo, que é especializado em alta gastronomia, começa a fazer a entrada e o prato principal, sempre com a ajuda do amigo, que em tom de brincadeira ele chama de ‘ajudante’. ‘Não migramos da televisão e começamos a cozinhar. Ao contrário. Somos profissionais de cozinha que somos apresentadores. Usamos muita técnica de gastronomia e confeitaria e as pessoas gostam muito”, diz Leonardo. Além de usar do humor para ensinar as receitas, eles explicam a razão de cada passo, até porque se refoga o alho antes da cebola. E é isso que faz Leonardo ir de terça e quinta gravar. “Me encanta muito o fato de ensinar as pessoas, gastronomia é minha vida.”

Já a sobremesa fica a cargo de Rafael, formado em confeitaria nos Estados Unidos, premiado e que há cinco anos participa como jurado do Coupe France (Campeonato da Alta Confeitaria), em Lyon, na França. “É muito legal você decidir o que quer fazer e compartilhar com quem está em casa.” Ele diz que o retorno do público da televisão é fantástico. “Outro dia teve uma senhora que escreveu no portal do A12 (TV Aparecida) falando que ela tinha perdido o pai, mas que assistia ao programa à tarde e a gente a levava para um outro universo, que a ajudava a cicatrizar a perda. Isso mexe com a gente.” Em tempo: provei o tal ninho angelical e estava divino. A receita vai ao ar dia 6 de julho.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados