Abaixo o machismo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares

 A luta pelo empoderamento feminino tem sido pauta de infinitas discussões ao longo do tempo. Apesar de tudo que já foi conquistado até aqui, como o direito ao voto, divórcio, Educação, trabalho, entre tantos outros, o caminho para a igualdade de gênero ainda é longo. Inspirado nesse tema, o espetáculo teatral As Encalhadas tem feito sucesso por onde passa há 17 anos e chega mais uma vez à região hoje, no Ribeirão Pires Futebol Clube, a partir das 19h.

"Além de ser uma produção muito bacana e benfeita, as pessoas se identificam com o texto, que é atual. Apesar do título, não é nada machista. Muito pelo contrário. É uma crítica ao machismo, inclusive das próprias mulheres”, opina Miriam Palma, atriz e produtora do espetáculo.

Com direção de Bibi Ferreira, a trama satiriza as angústias e prazeres de mulheres de diferentes classes sociais que vivem sozinhas em situações com que se defrontam com um mundo ‘feito para casais’.

A história gira em torno de três mulheres que, por motivos totalmente diferentes, encontram-se sozinhas em um determinado momento de suas vidas. A primeira delas, Cecília, é solteirona convicta, tem diversos namorados, mas não consegue levar o relacionamento adiante com nenhum deles. Seu maior conflito é o desejo de ser mãe e, assim, sai em busca de um reprodutor.

Já Narcisa é casada, mas nem por isso se sente menos sozinha. Seu marido, um milionário, viaja muito, não dá a atenção que ela necessita e, após dez anos casada, descobre que está sendo traída por todo esse tempo.

A última delas, Grace, é maquiadora e vendedora de produtos eróticos. Sua maior ambição é se casar, mas só atrai homens comprometidos e vive sempre o papel de amante. Nesta versão do espetáculo, quem dá vida às personagens, além da própria Miriam, são as atrizes Luciana Riccio e Ximena Araya.

As Encalhadas já participou de diversos festivais, incluindo o Festival de Teatro Cômigo da Maia, em Portugal, e o Festival Janeiro Brasileiro da Comédia de São José do Rio Preto. Além disso, já viajou por mais de 60 cidades paulistas, entre outros Estados, e ficou uma temporada em Portugal.

As Encalhadas – Teatro. No Ribeirão Pires Futebol Clube – Av. Prefeito Valdírio Prisco, 330 – Hoje, a partir das 19h. Ingr.: R$ 20 e R$ 40. À venda na bilheteria do clube.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados