Bonito e bem cuidado

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Karine Machini<br>Especial para o Diário

 Compacto, porém receptivo. Essa é a sensação que o Teatro Municipal Santos Dumont, em São Caetano, passa a quem visita o local. Projetado para ser um simples auditório da Escola Estadual Coronel Bonifácio de Carvalho, na Avenida Goiás, Centro da cidade, se tornou algo maior e histórico. Ganhou oficialmente o nome Teatro Santo Dumont em 15 de outubro de 1956 e é assim desde então.
Construído há quase 61 anos, está com ‘cara’ de que foi estruturado há poucos meses. O local comporta pouco mais de 330 pessoas, mantém sua estrutura quase sem danos. Conta com acessibilidade para deficientes físicos, saídas de emergência em pontos estratégicos, além de poltronas bem conservadas e programação ativa.
O chão, de piso antiderrapante, disponibiliza segurança e com apenas seis trabalhadores no local o aparelho cultural se mantém preparado para receber visitantes a qualquer momento.
O hall de entrada lembra o espaço de uma galeria e as janelas dão visibilidade de dentro para a Avenida Goiás. Abriga também banheiros sem danos. Mesmo com alguns detalhes de uso intenso, como partes da pintura descascada nos camarins e outros pontos que precisam de pequenos reparos no teto, a estrutura do local está em ordem e isso está longe de atrapalhar o bom funcionamento do teatro.
Além disso, conta com a presença de um palco enxuto, mas que oferece boa visibilidade e conforto ao público que se acomoda nas últimas fileiras. Além de recepcionar espetáculos de pequeno e médio portes, atualmente o local está em parceria com o governo do Estado de São Paulo e com o MIS (Museu da Imagem e do Som), e traz para o público o Ponto MIS de Cinema, com sessões gratuitas de filmes para escolas e terceira idade. “Eles encaminham programação semanal para ser exibida aqui em São Caetano, colocamos no Santos Dumont, pois ele tem algumas características de sala de cinema e foi por isso que conseguimos fazer essas parcerias”, explica João Manoel da Costa Neto, secretário de Cultura da cidade.

PLANOS
A Secretaria de Cultura de São Caetano está elaborando estratégias para não deixar de investir em sua Cultura. Com o objetivo de arrecadar dinheiro para fazer reparos e manutenções nos teatros da cidade, o plano é manter fundo financeiro em parceria com a escola Fundação das Artes.
“Se soubermos guardar aquilo que o teatro arrecada, poderemos reformar o local para sempre estar à disposição da população. Nossa ideia é dar vida a ele com muita programação e atividades, mas que isso possa se reverter em fundos. A própria Fundação das Artes acaba aproveitando o espaço com apresentações das turmas de dança e teatro e temos também a Escola Municipal de Bailado e colégios municipais e estaduais que utilizam o local para formaturas”, conta Neto.
Apesar de estar em bom estado, a Secretaria de Cultura quer modernizar o hall de entrada colocando obras de arte e objetos históricos no local. Boa pedida para manter a população entretida enquanto aguarda para assistir aos espetáculos. “Para o Teatro Paulo Machado conseguimos doações de obras de arte e bancos estilizados. Aqui (Santos Dumont), como temos parceria com o Ponto MIS, devem chegar em breve máquinas de cinema antigas. Com o apoio da Fundação Pró Memória da cidade queremos fazer descritivos para contar a história do cinema”, finaliza o secretário de Cultura.

Diário faz série de reportagens para avaliar os teatros da região.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados