Conquista em Portugal

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Ter seu traço, sua ideia e seu talento ao lado dos melhores do mundo é algo para qualquer caricaturista sentir orgulho. E Luiz Carlos Fernandes, ilustrador do Diário, segue sua jornada artística voando do Brasil para mais uma conquista do outro lado do mundo. Ele acaba de arrebatar mais um título de peso para sua premiada carreira.
 
O ilustrador, que já havia ganho o PortoCartoon, de Portugal, com a terceira colocação, em 2016, o HQMix, entre outros tantos títulos, agora tem seu nome gravado também no WPC (World Press Cartoon). Fernandes traz para casa o primeiro lugar da disputa da categoria caricatura da premiação.
 
O artista apostou no evento com caricatura do cubano Fidel Castro (1916-2016), trabalho que foi publicado no suplemento Retrospectiva de 2016, do Diário, que também terá certificado de premiação. Seu trabalho foi pincelado entre obras da Suíça, Irã, Equador, França, Grécia, Sérvia e Itália.
 
O evento foi realizado na noite de ontem, na cidade Caldas da Rainha, em Portugal, onde Fernandes recebeu a premiação ‘com o coração na mão’ acompanhado da mulher Sueli De Pieri e de sua mãe, Lucia.
 
Além de troféu, o artista recebeu também bonificação no valor de 3 mil euros. “Me sinto honrado, emocionado”, diz ele ao Diário. “Sem dúvida é o prêmio mais importante de toda a minha carreira. Acho que fechou um ciclo. É a premiação que faltava. É um prêmio impresso, não foi feito para concorrer.”
 
A vitória teve sabor especial para Fernandes, por ter sido conquistada na região onde nasceu seu avô, Joaquim Canhoto. “Ele saiu daqui aos 15 anos. Sempre foi um incentivador. Gostava dos meus desenhos. É especial também por ser na terra onde o fantástico caricaturista Bordarlo Pinheiro (1846-1905) fundou a fábrica de cerâmica. Caldas da Rainha tem relação com a arte, principalmente cartum.”
 
No total, foram três categorias com nove premiados e o brasileiro concorreu ao lado de um compatriota, o amigo Baptistão, que ficou no segundo lugar do prêmio. A italiana Mariagrazia Quaranta foi terceira colocada na disputa. “Fiquei muito contente com o segundo lugar e mais feliz ainda com o primeiro do Fernandes. Foi muito legal ter uma dobradinha brasileira no prêmio caricatura deste ano”, celebra Baptistão.
 
Também brasileiro, Cau Gomez teve menção honrosa no evento. A premiação máxima do WPC, no valor de 10 mil euros, ficou com o iraniano Alireza Pakdel.
 
O SALÃO

Considerado um dos salões mais importantes do mundo, o World Press Cartoon, que reúne os melhores trabalhos que foram publicadas em jornais e revistas, chegou neste ano à sua 12ª edição. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados