Política Titulo Direto da Estônia
Gilvan anuncia 900 câmeras, reconhecimento facial e novas viaturas

Em missão oficial no país mais digital do mundo, prefeito de Santo André antecipa investimentos em tecnologia para segurança pública andreense

Da Redação
28/05/2025 | 19:11
Compartilhar notícia
FOTO: Eduardo Merlino / PSA


O prefeito de Santo André, Gilvan Junior (PSDB), em visita oficial à Estônia, país referência mundial em governo digital,  anunciou nesta quarta-feira (28) um conjunto significativo de ações voltadas ao reforço da segurança no município. Entre as medidas destacam-se a instalação de 900 novas câmeras de monitoramento, a implementação de tecnologia de reconhecimento facial integrada ao COI (Centro de Operações Integradas), além da aquisição de 30 novas viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal) equipadas com câmeras embarcadas e 15 motocicletas.

Das 900 câmeras previstas, 450 serão instaladas até o final de 2025, e as outras 450 ao longo de 2026. O investimento total no projeto será de R$ 32 milhões. “Estamos na Estônia para aprender com os melhores. E já de lá anunciamos ações concretas: serão 900 câmeras espalhadas pela cidade, reconhecimento facial integrado ao COI e novos veículos para a GCM com tecnologia embarcada. Queremos tornar Santo André uma cidade cada vez mais digital, segura e eficiente”, afirmou Gilvan.

As iniciativas fazem parte da estratégia da Prefeitura de Santo André de utilizar tecnologia como ferramenta central no combate à criminalidade e no fortalecimento da segurança preventiva. Atualmente, o município já conta com um dos centros de monitoramento mais modernos do Grande ABC, com atuação integrada entre o COI, as forças de segurança e os serviços de zeladoria urbana.

O anúncio foi realizado diretamente de Tallinn, capital da Estônia, onde o prefeito participa da e-Governance Conference, o mais importante evento global sobre governo digital. Durante a missão, Gilvan também se reuniu com o presidente da Estônia, Alar Karis, e visitou centros de inovação como o e-Estonia Briefing Centre e o FinEst Centre for Smart Cities.

LEIA TAMBÉM:

Gilvan visita países nórdicos em busca de soluções digitais para Santo André

Outro marco da viagem será a assinatura, nesta quinta-feira (29), de um acordo de cooperação com o Estonia Hub, tornando Santo André a primeira cidade brasileira a firmar essa parceria. O protocolo prevê o intercâmbio de tecnologias e boas práticas em áreas como interoperabilidade de dados, digitalização de serviços públicos, cidades inteligentes, educação e saúde digital.

A missão internacional inclui ainda compromissos na Finlândia, onde a comitiva andreense conheceu de perto o modelo educacional reconhecido mundialmente. A viagem conta com o apoio da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e da Embaixada do Brasil na Estônia.

“O futuro das cidades está diretamente ligado à tecnologia. Santo André está pronta para liderar essa transformação com inovação, planejamento e foco no bem-estar das pessoas”, concluiu o prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;