Política Titulo No norte da Europa
Gilvan visita países nórdicos em busca de soluções digitais para Santo André

Primeiro destino do prefeito é a Finlândia, país considerado referência mundial em digitalização dos serviços públicos

Angelica Richter
26/05/2025 | 16:04
Compartilhar notícia
FOTO: Claudinei Plaza/DGABC


O prefeito de Santo André, Gilvan Junior (PSDB), iniciou uma viagem oficial ao norte da Europa com o objetivo de conhecer de perto modelos bem-sucedidos de governo digital. O primeiro destino é a Finlândia, país considerado referência mundial em digitalização dos serviços públicos.

Durante a visita, Gilvan destacou que a digitalização é tratada como uma política de Estado na Finlândia. No país escandinavo, documentos como certidões de nascimento, cadernetas de vacinação e registros pessoais são totalmente digitais e acessíveis pelo celular — soluções que o prefeito pretende trazer como inspiração para modernizar o atendimento ao cidadão andreense.

"Estamos iniciando nossa missão aqui na Finlândia e já absorvendo muitas informações sobre facilidades e desburocratização voltadas à população. A Finlândia é uma referência mundial em governo digital. Com um sistema totalmente online, os cidadãos acessam os serviços públicos pela internet, com segurança e praticidade", afirmou o prefeito. 

A agenda internacional inclui ainda uma visita à Estônia, onde Gilvan assinará acordo de cooperação com o Estonia Hub, centro de excelência em tecnologia e inovação. A iniciativa visa ampliar a adoção de ferramentas digitais em Santo André, promovendo uma gestão pública mais eficiente, transparente e conectada com as necessidades da população. 

LEIA MAIS

Santo André será a primeira cidade do País a firmar cooperação com Estônia

"Santo André já é destaque no avanço tecnológico, e temos certeza de que, com esses novos exemplos, vamos simplificar ainda mais o acesso aos serviços para a nossa gente", pontuou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;