Compartilhe:
Miriam Gimenes
O início do uso da pílula anticoncepcional, na década de 1960, foi um avanço para a liberdade feminina. Significou verdadeira revolução nos hábitos sexuais do mundo ocidental. Com ela, a mulher passou a poder escolher se queria ter filhos e quando. Nada mais simbólico, portanto, do que discutir esse medicamento no mês em que se comemora o Dia da Mulher.
E a reportagem especial traz essa reflexão, após o deputado federal Márcio Labre (PSL-RJ) causar polêmica ao sugerir projeto de lei (261/2019) que proibia o uso de vários métodos anticoncepcionais e contraceptivos no Brasil. Sua ideia foi coibir o comércio, a doação e até propaganda da pílula anticoncepcional, do dia seguinte e DIU (Dispositivo Intrauterino) porque classificou esses produtos como microabortivos.
Embora ele tenha tirado de pauta, após a repercussão negativa, surgiu a pergunta: quem deve decidir o futuro da mulher? Ninguém senão ela mesma. Seu corpo, suas leis. Vale a pena a leitura.
E por falar em personalidade e empoderamento, ninguém melhor que a atriz Dira Paes para estampar a capa desta publicação. Ela tem mais de três décadas de carreira e, neste meio-tempo, deu vida a personagens que retratam, de maneira fiel, a mulher brasileira. Atualmente está no ar em Verão 90, como Janaína Guerreiro, uma mãe que faz de tudo para que seus filhos, João e Jerônimo, tenham futuros dignos.
Confira também reportagem que dá dicas para curtir a Folia sem cansar as pernas– sim, porque tem bloquinhos pelo menos pelas próximas duas semanas –; como combater a ansiedade usando as práticas de meditação; o uso de livros na decoração e também conheça as belezas de Sanremo, uma cidade linda no Oeste da Itália. Boa leitura!
Miriam Gimenes
Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2025. Todos os direitos reservados