Fitoesteróis e suas ações

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Alessandra Nunes

O colesterol ao longo dos anos vem sendo pintado como um grande vilão para a saúde da população e, de fato, quanto elevado, pode desencadear aumento da pressão arterial, problemas circulatórios, infarto do miocárdio e acidente vascular encefálico. Por outro lado, o colesterol tem grande participação na síntese de hormônios e vitamina D. Então, nem tanto ao céu nem tanto à terra. O equilíbrio mais uma vez é a palavra de ordem!

Fatores como genética, estilo de vida, prática de atividade física e alimentação influenciam diretamente na formação de colesterol. A dieta alimentar faz parte do primeiro tratamento para redução de colesterol, em pacientes que apresentam níveis ligeiramente alterados, normalmente retornando o estado de saúde sem necessidade de tratamento medicamentoso.

Com relação à dieta, muitos benefícios têm sido obtidos com o uso de fitoesteróis, que é uma substância com estrutura molecular semelhante ao colesterol, o que acaba ‘confundindo’ o organismo. O processo de absorção do colesterol ocorre no intestino, que passa a absorver os fitoesteróis e descartar o colesterol, fazendo com que os níveis de colesterol no sangue diminuam gradativamente.

Estudos importantes comprovam que, para obter benefícios, temos que consumir entre 1,6 a 2 g de fitoesterol por dia. Esses valores são responsáveis por provocar uma redução de 10% dos níveis de LDL em três semanas. Porém, não é fácil obter essa quantidade somente com alimentos. Por exemplo: 30 g de amendoim contêm 66 mg de fitoesteróis. Essa quantidade corresponde a aproximadamente 4% da recomendação diária de fitoesterol, por isso, mesmo usando alimentos fontes, a suplementação de fitoesterol tem sido largamente indicada.

Pacientes que já realizam tratamento para reduzir os níveis de colesterol com medicamentos (como as estatinas, por exemplo), também podem associar conjuntamente os fitoesteróis para aumentar a eficácia do tratamento.

Incorporar fitoesteróis à sua alimentação diária trará inúmeros benefícios, mas para obter um resultado satisfatório no controle de colesterol é necessário que diversos hábitos se tornem parte da sua rotina. Praticar atividades físicas, controlar o peso corporal, evitar o álcool e o cigarro e, claro, controlar os níveis de estresse são medidas que devem ser adotadas em conjunto, para melhorar a qualidade de vida.




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