Enfim, o verão

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Alessandra Nunes

O calor está chegando bem devagar, mas, em breve, os dias quentes tomarão conta de toda a semana. Sol é vida, mas é preciso cuidado. Em excesso pode contribuir para o envelhecimento precoce e para o aparecimento de câncer dermatológico. Atualmente, quando o assunto é fotoproteção, fala-se sobre o tripé: uso diário de protetor solar, alimentação equilibrada e utilização de suplementos de compostos bioativos.

O planejamento alimentar adequado é extremamente benéfico para a proteção e desaceleração do envelhecimento. Entre os compostos, o destaque fica para o betacaroteno, que tem a capacidade de mediar reações químicas na epiderme. Tais reações combatem os radicais livres que podem ser gerados pela exposição aos raios UV. Aliado ao betacaroteno é preciso relacionar a importância da vitamina A, que auxilia no processo de regeneração da pele. A Vitamina C tem papel crucial na conversão de aminoácidos que culminam na síntese de colágeno, a vitamina E é importante antioxidante no combate os radicais livres e o Omega-3 é ótimo aliado contra ressecamento da pele.

Outro ponto fundamental a ser destacado é a hidratação. Para evitar fadiga excessiva e problemas de concentração, a primeira medida a ser tomada é bem simples: beba água! Água de coco e sucos naturais são opções importantes não só para reposição de líquidos, como também de vitaminas e minerais que perdemos com o suor. Anote as receitas:

CLOROFILADO

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de aveia, 1 cenoura média ,1/4 de pepino, 1 maçã , 2 folhas de couve e 1 punhado de salsinha.

Preparo: Lave a cenoura e corte-a em pedaços. Descasque a maçã e retire o miolo. Lave muito bem as folhas de couve e a salsinha. Ferva um pouco de água e mergulhe a couve por 1 minuto. Retire e coloque todos os ingredientes no liquidificador. Acrescente mais água.

SUPER BETA

Ingredientes: 3 cenouras, 1 talo de salsão, 1 maçã, ½ beterraba com as folhas, 1 colher (sobremesa) de gérmen de trigo e um punhado de salsinha.

Preparo: Higienize os ingredientes. Corte a cenoura e o talo de salsão em pedaços. Corte a maçã e a beterraba em gomos finos. Coloque os ingredientes na centrífuga, iniciando e terminando com a cenoura e o salsão.

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados