De casa nova

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes<br>Do Diário do Grande ABC

 O Instituto Matéria Rima, que há 15 anos começou suas atividades em Diadema e foi pioneiro na utilização do hip hop como ferramenta de aprendizagem, ganhou presente especial em seu ‘debute’: uma nova sede (Rua Guarani, 115), na Vila Conceição, a ser chamado de B.A.S.E.
E, a fim de inaugurá-la em grande estilo, será feita hoje, a partir das 10h, uma festa com shows ao vivo de 11 artistas, entre eles Dj Hum e o Mc Kunumi, índio da Tribo Krukutu Parelheiros, uma das três crianças que participaram da abertura da Copa do Mundo de 2014. Também terá grafiti ao vivo com os mestres Binho Ribeiro e Alexandre Keto, entre outras coisas. “Temos muito o que comemorar. Desde janeiro estamos reformando esta casa, aos poucos, por conta da grana. Ela estava toda detonada”, conta Jodson do Nascimento Silva, o MC Joul, fundador e coordenador do espaço educacional.
Antes, o instituto ficava em um pequeno espaço, na Rua Bororos, no bairro Serraria. “Estávamos com 20 alunos, 25 no máximo. Agora temos uma lista fechada com 50 alunos e dá para atender até 200 crianças aqui na nova sede”, comemora. Com mais espaço, poderão ser abertas mais turmas de canto e pandeiro, dança de rua, grafiti e discotecagem, além de ampliar a quantidade de oficinas. “A ideia é abrir a casa para fotografia, edição de imagem, design, estúdio para gravação de voz, técnica de mixagem, masterização. Temos profissionais aqui dentro para isso. Vamos fazer nova grade e convidar a galera para vir”, promete Joul.
Tudo é custeado, segundo ele, pela renda que tem por participar do Programa Cidade na Escola, da Secretaria de Educação de Diadema – já que o Matéria Rima leva a mais de 1.000 alunos de 16 escolas municipais da cidade oficinas no contraturno das aulas –, e pela ajuda de parceiros. “O estúdio, por exemplo, ganhou revestimento acústico de uma empresa parceira. Batemos na porta e eles doaram para a gente. Depois veio um parceiro que instalou tudo para a gente. Estamos felizes porque cada dia que passa sempre vem um apoio, uma palavra amiga e estamos em busca disso”, comemora Joul.
Além do trabalho nas escolas, realiza palestras e apresentações artísticas em praças e palcos do Brasil e do mundo, incluindo países como Senegal, Alemanha e França. Não à toa, em 2015 o instituto ganhou o prêmio regional e nacional Itaú-Unicef Educação Integral: Aprendizagem Que Transforma. Mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas pelo email contatato.materiarima@gmail.com ou pelo telefone 4308-0339.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados