Universo paralelo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Planetas se movem no espaço. A constatação foi feita pelos astrônomos da Antiguidade, que os ‘batizaram’ de errantes após notarem que as estrelas eram os corpos fixos e que os astros tinham caminhos distintos. Tendo como base essa informação foi montada a mostra Linhas de Histórias – O Livro Ilustrado em Sete Autores, que acabou de ser inaugurada no espaço de eventos do Sesc Santo André.

Com a palavra, um dos curadores, Odilon Moraes, que divide a organização com Fernando Vilela e Stela Barbieri. “Nessa exposição queríamos mostrar que os artistas têm uma trajetória. Não dá para dizer como ele é, sem mostrar como funciona, como constrói sua obra. As pessoas têm de entender que universo maravilhoso é o processo cada um desses corpos errantes, cada um com sua característica, a seu modo, com sua atmosfera e paisagem particular”, explica.

Partindo desse pressuposto metafórico, quem chega à exposição pode apreciá-la de longe, assim como fazemos ao olhar para o céu, por meio de binóculo. E, chegando mais perto, nota-se que cada um dos sete artistas – entre eles Andrés Sandoval, Angela Lago, Eva Furnari, Javier Zabala, Nelson Cruz, Renato Moriconi, Roger Melo – teve suas obras alocadas em seus respectivos planetas, que se diferem pelos formatos. Essas peculiaridades serão intensificadas com os minidocumentários que mostram a intimidade dos ilustradores em seus redutos: os ateliês.

As obras dos artistas, ressalta Moraes, não estão na exposição: ficam na biblioteca. Lá, na verdade, é o espaço para conhecer todo processo criativo – com bonecos dos desenhos, por exemplo – e o universo que habita cada um dos artistas. E, para ligar os sete planetas, foram construídas ‘pontes’, que na verdade são espaços que mostram o que um artista tem de comum com o outro. “Foram os pontos mais ousados que surpreenderam até mesmo os artistas”, ressalta.

Entre as particularidades dos trabalhos estão as imagens do cotidiano captadas por Eva, os desenhos registrados nos cadernos de Javier e o resultado das andanças de Melo traduzido em palavras e imagens. Também as colagens nos cadernos de anotações de Sandoval, o tablet equipado que Angela utiliza em suas criações, as pesquisas em museus e bibliotecas feitas por Cruz para criar e reinventar histórias e a pintura e os traços de cartoon de Moriconi. Quem quiser viajar para este universo paralelo basta ir lá, pegar sua luneta, e ‘olhar para o céu’. Garanto que não vai se arrepender.

Linhas de Histórias – Exposição. Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Até 26/11, de terça a sexta, das 10h30 às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30. A entrada é gratuita. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados