sementes germinadas

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Alessandra Nunes

Os alimentos germinados são grãos de cereais, sementes e leguminosas que passam pelo processo de germinação, ou seja, são deixados algum tempo em água, até se desenvolverem, formando brotinhos. São ricas em nutrientes e após a germinação estão prontas para o consumo. Mas você deve estar se perguntando: ‘Qual a vantagem?’

A semente, em sua fase de gérmen, possui uma quantidade de nutrientes muito maior que a própria semente, planta e frutos que futuramente irão gerar. Se tornam ainda mais digeríveis do que o grão normal, e apresentam menores quantidades de fatores antinutricionais (compostos como os fitatos e taninos, que impedem a absorção de alguns nutrientes), aumentando desta forma o seu valor nutricional.

Por serem ricas em proteína, elas podem fazer parte do prato do vegetariano, substituindo as tradicionais proteínas de origem animal, e ainda apresentam vitaminas A, B, C e E.

Praticamente todos os grãos podem ser germinados, como o trigo, feijão azuki, arroz, cevada e até mesmo oleaginosas como a castanha do Brasil, nozes, amêndoas e ainda a linhaça, quinoa, girassol e o gergelim. O sabor é suave e varia bastante de acordo com a semente escolhida.

Pronto para viver essa nova experiência?

> Coloque de uma a três colheres de sopa em um pote de vidro (tipo conserva) com água filtrada que cubra bem as sementes e ainda sobre cerca de um dedo de água acima dos grãos. Tampe com um filó (tecido fino como tule) e prenda com um elástico. Deixe de molho de um dia para o outro.

> Ao amanhecer escorra a água e lave os grãos – não retire os grãos do vidro, lave com o filó preso ao pote. Após lavar bem, não coloque água novamente. Deixe os grãos umedecidos e com o pote inclinado com a boca para baixo, para que não acumule água no fundo. Lave no período noturno do mesmo modo. Não será preciso encher o pote novamente de água.

> Repita o processo de enxágue pela manhã e à noite por aproximadamente três dias. Ao final deste período você verá os grãos germinados.

Obs.: o tempo de germinação pode variar de acordo com a semente, a temperatura e o ambiente.

Quando suas sementes estiverem prontas, pode usá-las junto com saladas, arroz, iogurtes, frutas e, principalmente, nos sucos e smoothies. Além de gostosas, saciam a fome e nutrem o corpo, sendo um ótimo aliado do sistema imunológico e de dietas para redução de peso.

Não desista! Leva um certo tempinho para pegar a prática de germinação. Você verá que valerá a pena.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados