Sesc recebe exposição sobre Brasília

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares Oliveira

A perspectiva diferente de um local aparentemente conhecido como a ‘palma da mão’ é capaz de mostrar detalhes nunca antes percebidos e revelar um novo lugar. O fotógrafo paulistano Vicente de Mello foi em busca disso para criar a mostra Brasília Utopia Lírica, em cartaz no Sesc Santo André de amanhã até 29 de outubro. A entrada é gratuita. “Queria fugir dos padrões e retratar Brasília de uma maneira clássica e ilustrativa”, conta Mello em conversa com o Diário.

Ao todo, a série é composta de 32 imagens, mas o público que visitar o Sesc poderá apreciar 11 delas, escolhidas pelo próprio artista. Apaixonado por Brasília, como ele mesmo garante, os registros – todos em preto e branco – foram feitos por uma câmera rolleiflex, característica dos anos 1950, época em que a metrópole, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907- 2012), não passava de um grande aglomerado de ferro e concreto. “Quis utilizar a mesma câmera, que tem mais de 50 anos, mas não ser muito retrativo”, explica.

Além desta, Mello também traz para o mesmo espaço a instalação inédita In Orbit, composta pela série Lápidus, formada por fotogramas – imagens produzidas sem câmera e sem negativo em laboratório fotográfico. As composições são constituídas por pedras apoiadas em papel que, ao receberem luz, formam intenso contraste entre a luz das formas e uma área escura. É a primeira vez que as 130 pedras (que fazem parte da coleção pessoal de Mello) que deram origem a série poderão ser vistas.

A escolha de trazer a exposição para Santo André também não foi mero acaso. Prestes a completar 50 anos em outubro, a cidade faz parte de sua memória afetiva. “Morei aqui ainda bebê por dois anos. Depois, meu pai foi transferido para o Rio de Janeiro, mas sempre que estávamos em São Paulo, passávamos por aqui”, relembra, e acrescenta: “Queria fazer uma coisa que pelo menos para mim tivesse um efeito grande e volto para a cidade”, finaliza.

>Brasília Utopia Lírica – Exposição – Sesc Santo André – R. Tamarutaca, 302. De 30 de junho a 29 de outubro. Entrada gratuita.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados