Aeroporto de Congonhas ganha nome de Deputado Freitas Nobre

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

 Desde o começo da semana, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, passou a ter em seu nome também o do Deputado Freitas Nobre. A proposta da mudança foi feita pelo ex-deputado João Bittar (DEM) e aprovada no Congresso Nacional. A Lei sancionada pelo presidente Michel Temer é a 89/2012.

Como justificativa, João Bittar disse: “Emprestar seu bom nome ao Aeroporto de São Paulo/Congonhas significa o reconhecimento e o resgate da memória de um homem público de bem que nunca teve medo de enfrentar os obstáculos da sua época para promover a igualdade, a liberdade e a fraternidade entre os brasileiros, tendo como principal objetivo, a defesa do interesse público e a melhoria das condições de vida de seus semelhantes”.

José de Freitas Nobre (1921-1990) foi advogado, jornalista, professor e político, exercendo os cargos de presidente do Sindicato de Jornalistas Profissionais e vice-prefeito de São Paulo pelo PSB na última gestão de Prestes Maia, durante a ditadura militar.

Nascido em Fortaleza, ele ficou exilado na França e, quando voltou ao Brasil, em 1967, engatou seis mandatos consecutivos de deputado federal. Sua carreira política sempre esteve ligada à luta pela anistia e a favor do movimento da Diretas Já.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados