Descubra a Serra do Itaqueri

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares Oliveira

A natureza é tão perfeita que guarda em suas entranhas lindas paisagens que de tempos em tempos são descobertas e ganham fama e espaço cativo na lista das regiões a serem exploradas. Localizada no centro do Estado de São Paulo, a Serra do Itaqueri possui uma das paisagens mais belas da região, mas é dessas que pouca gente ouviu falar.
 
Formada por 13 municípios – Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha – alguns deles até já levam a fama de destinos turísticos e são muito visitadas o ano todo.
 
Mas a grande surpresa e o que torna a Serra do Itaqueri especial é o conjunto que a forma e a gama de opções para agradar todo e qualquer visitante, desde os que anseiam por programas culturais, rural, aventura, gastronomia, ou simplesmente apreciar aquilo que o local oferece de melhor: belas paisagens. Ao todo, a região possui mais de 30 atrativos turísticos consolidados.
 
De origem tupi, Itaqueri quer dizer rio da pedra dormente. Não por acaso é formada por relevo acidentado e é berço de diversas nascentes e rios, que formam cenários propícios para a interação com a natureza, como cachoeira, corredeiras para a prática de esportes radicais, vales que podem ser explorados por tirolesas, trilhas, represas para pesca e esportes náuticos no geral. Além disso, fontes minerais medicinais atraem visitantes dos quatro cantos do Brasil em busca de tratamento em águas termais.
 
Outro atrativo que é motivo de orgulho para a região é a cultura caipira preservada, com festas regionais, quermesses e turismo rural, onde as fazendas abrem suas portas aos visitantes, proporcionando a vivência do campo com ordenha de vaca, produção de cachaça, colheita de frutos direto do pé, sem deixar de lado o Carnaval, maior festa popular brasileira, que se destaca pela diversidade e festejos que vão desde as tradicionais marchinhas em praças públicas até os luxuosos desfiles das escolas de samba.
 
Além disso, a Serra do Itaqueri foi uma região muito rica na época do cultivo do café e até hoje ainda preserva casarões, antigas usinas de energia e estações ferroviárias onde passageiros embarcavam no início do século 20.
Outro motivo para explorar a região é a gastronomia. Considerada um dos maiores polos gastronômicos do Interior do Estado, oferece diversos festivais, peixes à beira do Rio Piracibaca e grande oferta de culinária variada como contemporânea, caipira, tradicional e temática.
 

Para quem deseja conhecer melhor a região, a hotelaria também não deixa a desejar e as opções vão desde hotéis fazendas e resorts até albergues, áreas de camping e pousadas.   




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados