Caras e bocas da alegria

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Karine Manchini

Com brilho nos olhos, o artista Paiasso Juneko Leleko brinca, dança, canta, sorri e faz caretas na Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro de Santo André. Tudo isso tem um motivo: satisfação por conseguir levar alegria para as pessoas que passam pelo local.



Morador de Santo André, Marcelo Guedes, 30 anos, é ator formado pela Fundação das Artes de São Caetano e dá vida a este personagem há uma década. Gosta do que faz e é completamente apaixonado pelo palhaço, tanto que considera Juneko outra parte de sua personalidade. “Apesar de os dois serem a mesma pessoa, são diferentes. Marcelo é mais racional, aquele que pensa muito antes de fazer algo. E quando estou como ele, penso demais em como tudo pode acontecer de uma forma negativa. Já Juneko é o oposto, é irracional, fala com todo mundo, brinca e aceita o erro de uma forma maravilhosa. Os dois se complementam, são como o equilíbrio”, explica o artista.

O palhaço, que tem até página no Facebook (juneko.leleko), surgiu quando Guedes precisou criar personagem para suas avaliações no curso de teatro. Foi assim que registrou sua ‘certidão de nascimento’. Ao ir embora do teste não teve tempo de se trocar, pegou o ônibus para casa vestido com as roupas e maquiagem de palhaço. Naquele momento percebeu que ele faria parte permanente de sua vida pela reação que causou nas pessoas à sua volta. “O ônibus inteiro ficou com aquela energia boa, desde aquele dia nunca mais deixei de estudar a arte do palhaço. Foi então que decidi fazer aquilo para a vida, levar sorriso para as pessoas. Fui para São Bernardo e iniciei minha trajetória como palhaço no Cajuv”, conta ele.

E há quem acredite que para este ofício não precisa estudar. E é ai que mora o engano. Após muita dedicação com seu personagem, Guedes se preparou de diversas formas e, além de entender a liguagem corporal das pessoas, precisou aprender algumas técnicas, até mesmo instrumentos musicais, como a sanfona, que carrega sempre consigo nas apresentações que faz.

Mesmo com a falta de apoio e patrocínio, Guedes consegue se sustentar por meio da arte. Encarnado o palhaço, ele realiza seus shows pelas ruas, principalmente no Centro de Santo André. Assina também espetáculo de 40 minutos chamado As Incríveis Mágicas Fracassadas de Juneko Leleko, que apresenta em teatros da região. Além do Paiasso, Guedes tem também outros personagens e ainda ministra palestras de forma divertida e leve nas empresas.

Questionado sobre o sentimento de interpretar Juneko Leleko, o artista responde com entusiasmo: “Me sinto pleno e puro quando o interpreto. Sou o mais verdadeiro e sincero possível para as pessoas. Quando é o Juneko tudo é verdade. Se eu quiser chorar, choro, se quiser sorrir, sorrio, tudo é autêntico”, finaliza o ator. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados