Fotógrafo do Diário terá trabalho exposto

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Karine Manchini<br>Especial para o Diário

Com a intenção de traduzir em imagem as belezas italianas, o fotógrafo do Diário Ari Paleta, 36 anos, fará, a partir do dia 8, a exposição Itália em 40 Cliques, no Spazio Italiano, em Santo André. Ela ficará em cartaz até o dia 2 de junho. A entrada é gratuita.
A segunda edição do evento retrata o cotidiano da Itália e expõe um cenário de paisagens, ruínas, monumentos e histórias do país, conhecido pela ótima gastronomia. Os principais locais retratados são Roma, Florença, Pisa, Verona e Veneza, além de pequenas cidades da Toscana.
O lançamento do projeto ocorreu em dezembro, na cidade de Cambuí, Minas Gerais, reduto de centenas de famílias de imigrantes italianos.
A abertura da mostra em Santo André contará com a presença e a palestra do vice-cônsul da Itália em São Paulo, Simone Panfili, que abordará as relações entre Brasil e Itália. “Nesta exposição eu busquei imprimir o meu olhar sobre a Itália, local que faz parte do imaginário de muita gente. Inclusive do meu, antes da viagem”, conta. “A ideia é inspirar quem pretende conhecer o país ou resgatar lembranças de quem já esteve por lá”, acrescenta.
Além disso, uma terceira edição da mostra já está sendo pensada, desta vez em São Paulo. “O intuito é fazer com que a exposição seja itinerante e percorra o máximo de lugares possíveis, a fim de propriciar viagem ao país da bota sem sair do lugar”, explica.
As fotos podem ser compradas durante a mostra, mas quem quiser adquirir alguns dos trabalhos vai precisar correr, já que cada registro conta com edição limitada de no máximo 25 tiragens. Algumas delas nem o próprio artista conseguiu guardar para ele como recordação. Está nos planos ainda transformar outra viagem em exposição. O destino, no entanto, ainda está sendo estudado.
TRAJETÓRIA
Iniciando na profissão em 2002, o fotógrafo Ari Paleta se destacou com seu trabalho em importantes jornais da região. Começou no Diário em 2008 e, desde 2010, é editor de Fotografia do veículo. “Em meu tempo livre, adoro viajar com a minha mulher, que também é jornalista, e unir o útil ao agradável. Enquanto desbravamos novos destinos, aproveitamos para trabalhar”, finaliza.
Itália em 40 Cliques – Exposição – Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André (Rua Airó, 69) Vila Boa Vista. A abertura será dia 8 de maio das 19h30 às 22h. Entrada gratuita. As fotos ficarão expostas até dia 2 de junho. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados