Da fantasia para a vida real

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares Oliveira

 Peter Pan, personagem criado por J. M. Barrie no início do século passado, era um menino que se recusava a crescer e passa a vida vivendo grandes aventuras. A história tenta mostrar o quando é difícil deixar de ser criança para se tornar adulto e enfrentar os desafios que o passar dos anos exige. Fazendo uma adaptação livre desse clássico, William Costa Lima deu vida a Peter em Fúria, musical que estreia sexta-feira no Teatro Municipal de Rio Grande da Serra, a partir das 19h, e que segue com apresentações até junho, passando ainda por Ribeirão Pires, Diadema e Mauá. As entradas são gratuitas.

O projeto do coletivo Pequeno Teatro de Torneado chega ao Grande ABC fomentado pelo Proac (Edital Estadual do Programa de Ação Cultural) de 2016. “O espetáculo está renascendo. Estreamos em 2014 e fizemos quatro grandes temporadas em São Paulo. Agora, ele renasce sob uma outra perspectiva, que é a periferia do Grande ABC”, conta Lima ao Diário.

Na trama, um homicídio que se passa em uma favela brasileira é o fio condutor que dá liga à história. Peter, morador desta comunidade, mata outro jovem na frente dos amigos, que tratam o incidente como um fato corriqueiro, parte de sua realidade. Ao longo da narrativa, os personagens revelam seus anseios, criando um paralelo entre sonho e realidade. Utilizando elementos extraídos do conto de fadas, o dramaturgo constrói uma versão contemporânea para a lenda de Peter Pan. “De quanto eu escrevi Peter em Fúria, quando tinha 18 anos, até hoje, o texto mudou bastante. Reescrevo a partir da vontade dos artistas que estão comigo. Apesar de ser um texto meu, são outras pessoas que estão fazendo”, explica.

Nesta remontagem, 28 profissionais estão envolvidos, sendo 25 deles jovens atores formados pelo Torneado. A direção é do próprio Lima e Bruno Lourenço assina a direção musical. Peter em Fúria já foi apresentado mais de 120 vezes em diversos cantos do Brasil e passou por festivais consagrados, entre eles o Festival Ipitanga de Teatro, na Bahia, e no Feto (Festival Estudantil de Teatro), de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Em 2015, foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro e Aplauso Brasil.Mais informações, datas, locais e horários das apresentações estão disponíveis no Facebook (pequenoteatrodetorneado).

>Peter em Fúria – Musical. Teatro Municipal de Rio Grande da Serra - Av. Dom Pedro I, 428, em Rio Grande da Serra. Sexta e sábado às 19h. Entrada gratuita.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados