Japão a uma hora de distância

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

da Redação

 O Japão a uma hora de carro do Grande ABC. Neste fim de semana, começa em Mogi das Cruzes, cidade a 80 quilômetros da região, a 32ª edição de um dos maiores festivais japoneses do Brasil, o Akimatsuri. Com expectativa de atrair 80 mil pessoas, a chamada festa do outono da colônia oriental se torna opção de passeio acessível para as famílias que querem conhecer um pedacinho do País do Sol Nascente.

O evento acontece no Centro Esportivo do Bunkyo, localizado em área de 240 mil metros quadrados completamente arborizada. Entre as atrações, portal japonês (torii), lanternas japonesas (tyotins), vila cultural com oficinas de shodô (escrita japonesa), origami, mangá, tanabata e soroban (calculadora japonesa).

Cerca de 60 atrações sobem ao palco da festa: grupo de danças folclóricas japonesas, bandas que tocam J-Pop, cantores que interpretam músicas clássicas, teatro japonês e variados grupos de taikos (tambores japoneses), entre eles, o Kiendaiko Taiko, de São Bernardo – que se apresenta no sábado, dia 9, às 15h.

O taiko surgiu como instrumento há mais de 2.000 anos e já serviu a propósitos militares, teatrais e musicais, devido ao seu som vibrante, forte e místico. Mas para o Kiendaiko, a arte vai além desta definição, mesclando valores morais e sociais da cultura japonesa.

Outra atração muito esperada é a cerimônia de tooro nagashi – o ritual de soltar os barquinhos de isopor com velas na lagoa para homenagear as almas dos antepassados. Segundo a crença, a escuridão das águas reflete as luzes coloridas dos barquinhos, levando as almas dos familiares já mortos. O ritual é feito no Japão para lembrar as vítimas das bombas de Hiroshima e Nagasaki e é um dos mais aguardados do festival.

Na praça de alimentação, o visitante tem à disposição yakissoba, sukyaki, udon, gyoza, harumaki, oniguiri, vakitori e okonomiyaki, a pizza japonesa. Para a sobremesa, tempurá de sorvete. Compra antecipada de ingressos, a partir de R$ 7, pode ser feita no site www.akimatsuri.com.br.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados