Orquestras da região estão no ‘Toca Aqui’

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

 Orquestra Sinfônica de Santo André e a Orquestra Filarmônica de São Caetano estão entre as 13 selecionadas por critérios técnicos, em avaliação feita por especialistas na área, para participar do projeto Toca Aqui, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A iniciativa inédita tem o objetivo de apoiar as orquestras municipais paulistas. O valor destinado à iniciativa é de R$ 1,040 milhão, que deverá ser utilizado para suprir necessidades dos corpos artísticos. Agora as prefeituras devem apresentar plano de trabalho até 11 de maio.

“É um reconhecimento da proposta de programação que a Ossa vem oferecendo, com as apresentações nas ruas, locais diversos e também com concertos diferentes, como os que fizemos para os surdos. Fazer parte deste projeto vai nos auxiliar a continuar com o trabalho”, comenta Abel Rocha, maestro da Orquestra Sinfônica de Santo André. Já João Manoel da Costa Neto, Secretário de Cultura de São Caetano, acredita que o convênio vem em boa hora. “Quando os municípios precisam readequar seu orçamento, a cultura sofre cortes. Esse convênio será importante para a manutenção e fortalecimento da orquestra”, afirma.

Para José Roberto Sadek, Secretário da Cultura do Estado, o Toca Aqui, vai ajudar as “administrações municipais a manterem suas orquestras sinfônicas e levar o repertório erudito para públicos de diversas cidades.” Segundo ele, ainda existe uma lacuna entre a formação de novos músicos e a difusão da música erudita, instrumental, lírica e popular. Também foram selecionadas as orquestras de Barretos, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e Sorocaba.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados