De estante em estante

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares Oliveira

Ter em mãos um livro é ver a porta de um universo infinito se abrir. Esse lugar do imaginário é único e pertence apenas ao leitor e ao contador da história. Ler é viajar para um destino desconhecido e desbravá-lo do início ao fim, página por página, como se ninguém tivesse chegado até ali antes. Educador e apreciador de uma boa leitura, o professor Sérgio Simka, da Fama – Faculdade de Mauá (Rua Vitorino Dell’Antonia, 349) – não mede esforços por onde passa para que todos tenham a chance de fazer da prática um hábito.

Professor da instituição desde 2013, enxergou onde trabalha oportunidade de criar local para trocar títulos. Assim, qualquer pessoa pode alimentar sua imaginação com boas doses de leitura. “Depois de ter tido a experiência de implementar um espaço de troca de livros na Casa da Palavra, em Santo André, entre 2011 e 2012, que foi extinto, propus na faculdade onde leciono dinâmica semelhante e não simplesmente um lugar de desova, sem critério e sem qualidade. O projeto foi aprovado pela diretora”, relembra o educador.

O espaço conta, atualmente, com cerca de 420 títulos e é aberto ao público em geral. Para participar é necessário cumprir o regulamento que diz que cada indivíduo tem direito a até três trocas de exemplares após preencher um caderno com os títulos que está deixando e quais vai levar, além de informações de contato. Cada livro entregue dá direito à retirada de outro exemplar, independentemente de tamanho, edição ou gênero. “São aceitos livros sobre quaisquer temas, exceto didático e de professor”, garante.

Ainda segundo Simka, apesar de ser tímido, o espaço vem conquistando a simpatia do público. “Dado o fato de que, de maneira geral, as pessoas não têm o hábito de ler, até que o local vem cumprindo seu papel de dinamizador de leitura”, acrescenta. Com a aceitação da ideia, a intenção agora é revitalizar o espaço para oferecer um ambiente mais aconchegante e propício à leitura. “Queremos disponibilizar alguns sofás, poltronas, mais estantes e estamos atrás de patrocínios. Quem se habilita?”, finaliza.

SÃO BERNARDO
A Fama não é o único local que realiza troca de livros no Grande ABC. Entre eles, desde o ano 2000, está o número 624 da Avenida Prestes Maia, bairro Nova Petrópolis. Lá fica o Espaço Troca Livro, dedicado a literatura, histórias em quadrinhos, música (CDs, DVDs e discos de vinil) e revistas, entre outras publicações, tudo para ser trocado, desde que seja por outro objeto da mesma categoria. Cada usuário tem direito até seis objetos por vez e a única exigência é que o material esteja em boas condições de conservação.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados