Lasar Segall para ver de perto

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Parte da riqueza produzida pelo pintor e gravurista lituano radicado no Brasil Lasar Segall (1891-1957) está ao alcance de nossos sentidos agora. O Sesc Santo André apresenta a mostra A Gravura de Lasar Segall – Poesia da Linha e do Corte, que segue em cartaz até 10 de julho na galeria do espaço. A visitação é gratuita. A exposição, idealizada pelo Sesc com o Museu Lasar Segall, apresenta 16 gravuras em metal e 19 xilogravuras produzidas pelo artista entre os anos de 1913 e 1930. Todas as obras foram reimpressas pelo museu a partir das matrizes originais, criadas entre 1913 e 1930.

Segundo Isabella Bellinger, responsável pelo Núcleo de Artes Visuais, Cinema e Teatro do Sesc andreense, as obras foram escolhidas abarcando o período expressionista de Segall. “Para além, nelas é possível identificar uma preocupação em todo o longo e profícuo percurso do artista: a preocupação e as distintas abordagens da figura humana e a presença da gráfica em momentos cruciais de suas criações”, explica ela. Entre as peças que podem ser vistas estão Marinheiro e Chaminé, de 1930; Casal do Mangue, de 1929; e Retrato de T, de 1920.

De acordo com Isabella, o intuito de trazer essa Mostra ao Sesc Santo André é relevante em alguns aspectos. O primeiro deles é dar oportunidade ao público ter contato com obras de um artista fundamental e grande colaborador da história da arte brasileira. “Em segundo lugar, procura-se apresentar um olhar para um período não tão conhecido da obra de Segall: sua relação com o expressionismo e a utilização de técnicas de gravura. Geralmente o artista é conhecido principalmente por suas criações modernistas  e seu trabalho em pintura.”

> A Gravura de Lasar Segall – Poesia da Linha e do Corte –Exposição. No Sesc Santo André. Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Até 10 de julho. Terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Grátis.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados