TV Cultura lembra Semana de Arte Moderna

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

A Semana de Arte Moderna, que ocorreu entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, gerou ecos que fazem barulho até hoje, mesmo depois de 95 anos de sua abertura, no Theatro Municipal de São Paulo. E para lembrar o aniversário desse movimento tão importante e comemorar, até sexta-feira a TV Cultura exibirá documentários que relembram as transformações culturais do período e frisam a importância de figuras que marcaram o movimento, como Menotti Del Picchia, Victor Brecheret e Mário de Andrade.

Hoje, à 1h, por exemplo, o documentário Victor Brecheret faz uma retrospectiva da vida e da obra do escultor, revelando sua trajetória desde o difícil começo na Europa, passando por sua participação no movimento modernista de 1922 e pelo relacionamento com amigos famosos como Bourdelle e os brasileiros Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Antônio Gomide, até o reconhecimento de seu talento e da importância de sua obra. Além de depoimentos como o da viúva de Brecheret, Juranda, da filha Sandra, e da atriz Maria Della Costa, o documentário traz imagens de algumas das obras mais representativas do artista, como o Monumento às Bandeiras.

Já amanhã, no mesmo horário, será a vez de lembrar a história de Mário de Andrade em um documentário que mostra os vários aspectos da vida e da personalidade do escritor. E, na sexta, a 1h, Piano e Ganzá – O Mundo Musical de Mário de Andrade mostra a relação do escritor com a música, destacando como a expressão musical desencadeia e influencia sua obra e vida.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados