‘Os Saltimbancos Trapalhões’ mostra a reinvenção do circo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

 Não teve infância quem não assistiu a, pelo menos, um dos filmes de Os Trapalhões. Um deles, clássico d início da década de 1980, poderá ser visto a partir de hoje nos cinemas, só que em nova versão: Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo à Hollywood. O longa, dirigido por João Daniel Tikhomiroff, é o 50º na carreira de Renato Aragão.

No remake, Didi, Dedé e sua turma precisam criar novos números para salvar o Grande Circo Sumatra, que passa por dificuldades financeiras desde a proibição do uso de animais (por meio de Lei Federal em 2001). Karina, filha do dono (o Barão), é interpretada pela atriz Letícia Colin, de Santo André, que forma o trio de protagonistas com Renato Aragão e Dedé Santana.

A atriz encarou o papel como um presente, tanto pela chance de contracenar com eles, quanto pela possibilidade de descobrir como transportar o que aprendeu nos palcos para à telona. “Estou muito feliz por fazer a Karina. É personagem que exige um pouco de música, disponibilidade física para dançar e o encantamento pelo picadeiro. Ela chegou para mim no momento em que estava pronta para fazê-la. Fico muito emocionada, porque é personagem que ama muito e luta pelo circo. É uma artista de verdade.”

O diretor diz que a intenção foi fazer uma comédia que respeitasse o estilo dos Trapalhões, mas com uma pegada de musical. “Surgiu a ideia de trazer Hollywood, que o Chico Buarque fala na música. A história é a revolução dos bichos, novamente, só que dos animais que já não estão no circo. Contam para o Didi nos sonhos dele que, para salvar o picadeiro, a trupe tem que cantar e dançar caracterizada como animais. Assim, você traz os bichos de volta de uma maneira lúdica, bonita e positiva. É a essência da peça Os Saltimbancos, que veio dos Irmãos Grimm.”

Renato diz que é um filme para três gerações. “Pai, filho e neto. O neto ainda está descobrindo quem eram Os Trapalhões. Só ouviu o pai contar. Mas eles têm o YouTube para ver cenas dos filmes e dos programas. Os pais certamente ficarão saudosos do primeiro Os Saltimbancos Trapalhões.”

As músicas são todas do Chico e ganharam uma nova roupagem, arranjos, novas gravações, além de uma inédita. Também estão no elenco Alinne Moraes, Rafael Vitti, Emílio Dantas, Livian Aragão, Marcos Frota, Maria Clara Gueiros, Nelson Freitas e Roberto Guilherme, além das participações especiais de Dan Stulbach e Marcos Veras.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados