Uma vida de música

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli<br>Do Diário do Grande ABC

 Maria Bethânia e o palco parecem ser uma coisa só. Nome que ganhou o coração das pessoas ainda em 1965, quando soltou seu primeiro disco, ela é dona daquelas vozes que, quando apreciadas, parecem ficar para sempre guardadas na memória.
A artista baiana comemora cinco décadas de carreira e faz questão de deixar uma lembrança e agradecimento ao seu público.
Ela, que completou 70 anos de vida neste ano, apresenta agora CD e DVD duplos batizados Abraçar e Agradecer (Biscoito Fino, R$ 59 e R$ 69,90, em média). O lançamento é resultado de show realizado em São Paulo durante giro que fez pelo Brasil em 2015 – e seguiu até o início deste ano.
É com os cabelos compridos e soltos e uma voz que parece abraçar a alma que ela entoa músicas como Eterno em Mim e A Tua Presença, de seu irmão Caetano Veloso. Aliás, dele não faltam canções no repertório. Com direção e cenografia de Bia Lessa, o espetáculo tem palco com piso ilustrado por luzes de led.
Leve, Bethânia transborda energia do começo ao fim. Ela relê o amigo Gilberto Gil em Viramundo. Empresta a voz também para a belíssima Rosa dos Vento, de Chico Buarque. Ao todo, são 41 temas, sendo alguns deles medleys. Entre os vários momentos emocionantes estão as interpretações para Começaria Tudo Outra Vez e Gostoso Demais, assinadas por Gonzaguinha e Dominguinhos, respectivamente.
De Edith Piaf ela pincela Non, Je Ne Regrette Rien. Há espaço também para textos de Wally Salomão, Clarice Lispector, Carmem Oliveira e Fernando Pessoa.
O primeiro DVD ainda conta com documentário com cenas de bastidores, ela saindo do hotel a caminho do show, a passagem de som, sua preparação no camarim e a oração de agradecimento. O segundo disco leva o fã para perto da artista, pois apresenta registros de vídeos e fotos feitos por pessoas que viram seus shows. Há também homenagens para a cantora como a realizada na Feira de São Cristovão, no Rio de Janeiro, e na exposição de artes plásticas Maria de Todos Nós.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados