Spielberg completa 70 anos e segue fazendo história

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

 Se Steven Spielberg pudesse convidar todos os personagens que criou ou dirigiu nos últimos 50 anos, ia precisar de um espaço gigantesco. E a festa, claro, daria o que falar. Figuras extremamente interessantes bateriam palmas para o mestre dos cinemas, que completa hoje 70 anos. Extraterrestres, dinossauros, tubarões, soldados, robôs, fantasmas, só para citar os mais exóticos, engrossariam o coro.

E para relembrar algumas de suas produções, a rede paga Telecine vai exibir hoje títulos como Ponte dos Espiões (Premium, às 10h50). No Telecine Touch, serão três produções com a marca do diretor em sequência. Às 13h35, vai ao ar O Resgate do Soldado Ryan.. Logo depois, às 16h40, tem Prenda-me se For Capaz. Em seguida, às 19h15, será exibido A.I. – Inteligência Artificial. Às 22h, o Telecine Cult encerra o dia de homenagens com a exibição do clássico Tubarão.

Spielberg começou cedo. Aos 13 anos, ganhou um concurso com o curta-metragem Fuga do Inferno. O primeiro filme em super-8, Firelight, foi feito quando o norte-americano tinha 16 anos, e, na sequência, veio a estreia na produção profissional Amblin. No início da década de 1970, assinou contrato com a Universal onde, logo de cara, produziu uma de suas grandes obras-primas: Duel ou Encurralado (1971).

Por lá, fez história na sétima arte, sempre priorizando novos recursos. Listas de inovações podem ser vistas em Tubarão (1975), ET – O Extraterrestre (1982), Jurassic Park (1993), MIB – Homens de Preto (1997), Guerra dos Mundos (2005), Transformers (2007), só para citar alguns.

O diretor também foi o responsável pelos clássicos dos clássicos como as sagas do Indiana Jones, e do Marty McFly, no De Volta Para o Futuro. É autor também dos simpáticos Gremlins (1984), Goonies (1985), Gasparzinho (1995) e, mais recentemente, As Aventuras de Tintim (2011).

Até hoje, Spielberg venceu dois Oscar com os dramáticos A Lista de Schindler (como diretor e melhor filme), em 1993, e O Resgate do Soldado Ryan, em 1998. Mas foi indicado outras centenas de vezes ao grande prêmio do cinema por filmes como Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Munique, Lincoln, A Cor Púrpura e Cavalo de Guerra.

O QUE VEM POR AÍ
A última produção do cineasta, a animação O Bom Gigante Amigo, estreou no Brasil neste ano. Para 2018, Spielberg planeja o lançamento do longa-metragem Red Player One (algo como O Jogador Número Um). Trata-se de uma ficção científica daquelas, baseada em livro de mesmo nome. Acontece em futuro distópico, situado em 2044, quando o protagonista Wade Watts, e o resto da humanidade, prefere a realidade virtual de um jogo do que o mundo real. Bem a cara do setentão antenado, não?




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados