Praia Grande: sabe coração de mãe?

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

 Muita gente a acusa de não ser tão elegante quanto as praias d>o Norte, reclama da violência frequente em suas ruas e vira a cara para a possibilidade de disputar espaço nas areias, filas de supermercado e trânsito no ápice do verão. Mas, cá entre nós: muitas vezes é a Praia Grande o destino escolhido para curtir a folga ou até mesmo as férias.

É uma mão na roda poder estar com o pé na areia em menos de uma hora de viagem, especialmente para quem já mora na boca da Anchieta-Imigrantes. E não é só este o motivo que leva muita gente a não querer trocar a boa e velha ‘Long Beach’ de guerra por nenhuma outra.

A começar pela famosa faixa de areia gigante da quase cinquentona cidade. São mais de 22 quilômetros divididos, entre outros, em Solemar, Balneário Flórida, Real, Vila Caiçara, Maracanã, Vila Mirim, Cidade Ocian, Tupy, Aviação, Guilhermina, Boqueirão e Canto do Forte, ligados por grande ciclovia.

E o destino oferece mais do que praia. Possui pontos turísticos surpreendentes, monumentos e cantos especiais, como o Portinho, cujo acesso é feito pelo Portal de Entrada da cidade. Lá é possível navegar, praticar esportes, fazer churrasco nos quiosques, chegar bem perto da natureza e aplaudir belo por do sol.

A Fortaleza de Itaipu também merece ser visitada. Construída há mais de 100 anos e que ainda abriga o 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe) José Bonifácio e Fernando de Noronha, recebe turistas a R$ 5 por pessoa. São oito quilômetros de passeio agradável e tranquilo, com guia que explica cada ponto do local, incluindo casos curiosos. Foi ali que o Rei Pelé prestou serviços militares em 1959. A vista é incrível.

Aém disso, o destino também é conhecido pelas bicicletas enormes alugadas para os passeios em família nas ciclovias, feirinhas de artesanato e comida, pela agitação de dia, tarde e noite (não deixe de conhecer o Palácio das Artes). Vale a pena dar uma chance para a Praia Grande também no inverno. Em julho acontece a tradicional e deliciosa Festa da Tainha.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados