Arte pop invade São Paulo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares

As novidades do mercado nerd estão espalhadas pelo São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5), na Capital. O local abriu as portas ontem para a terceira edição da Comic Con Experience, a maior feira de cultura pop da América Latina. Até domingo, cerca de 180 mil pessoas são aguardadas para passarem pelo local, tomado por estandes montados por representantes do cinema, quadrinhos, televisão, games, internet e brinquedos de todos os tipos.
O crescimento do evento é enorme mesmo com o pouco tempo na agenda brasileira. Em sua primeira temporada, em 2014, por volta de 100 mil visitantes marcaram presença, com o número pulando para 142 mil no ano passado. “Muitas empresas não sabiam ao certo como funcionava uma comic con e era difícil darmos um exemplo fiel, pois esse segmento ainda não existia no Brasil”, recorda Ivan Costa, sócio e um dos fundadores da CCXP. “Depois dos ótimos resultados que a primeira edição rendeu, as empresas se interessaram. Por exemplo, em 2014 tínhamos 75 nomes entre estandes, atividades e patrocínios. Em 2016 esse número dobrou e hoje colecionamos 150 corporações.”
Nomes poderosos do meio do entretenimento contam com papel de destaque. Disney, Warner, Fox, Netflix, HBO e Nickelodeon aproveitam as quatro datas para fazer lançamento de projetos e promover personagens. Sessões exclusivas, painéis com atores e bate-papo com produtores fazem parte da agenda, sendo que a batalha para ter um lugar no auditório principal continua – uma vez dentro do salão, o público pode acompanhar todos os painéis que quiser. Ontem, o homenageado Renato Aragão (o Didi) e o elenco de xXx: Reativadox (com o astro Vin Diesel capitaneando o time) foram os destaques. O autor e desenhista Frank Miller também compareceu.
Quem deve brilhar hoje é a atriz Milla Jovovich (da cinessérie Resident Evil) e a Fox Film, pronta para divulgar suas próximas obras, incluindo o aguardado novo filme do Homem-Aranha.
Talentos do Grande ABC sempre marcam presença e esperam aumentar ainda mais o contato com os fãs. “Me preparo o ano todo para esse evento, principalmente espiritualmente. O encontro com o público é direto e muito intenso”, diz o quadrinista Marcelo Costa (A Vida de Jonas e Segundo Tempo). “Fora que é vitrine ótima para os trabalhos e não dá para vir de mãos abanando.”
Para o também quadrinista andreense Gilmar (Ocre e Mistifório), o contato do público com os artistas está se consolidando. “Seja em qualquer área, a proximidade dos fãs com o pessoal dos quadrinhos, televisão e cinema é algo ainda novo. Tenho percebido isso nos últimos anos, com a interação aumentando. O contato é um diferencial.”
Concurso de cosplays, lojas com produtos exclusivos e exposições especiais complementam as atrações. A ideia é que o público passe o dia todo imerso no mundo geek.
A Comic Con Experience ocorre até domingo, dia que terá o ator norte-americano Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother). Com ingressos esgotados para amanhã, as entradas agora só estão sendo vendidas na bilheteria do local, com valores entre R$ 300 (hoje) e R$ 400 (domingo), sem contar o pacote Full Experience (com série de facilidades, como espaço VIP no auditório principal e garantia de fotos e autógrafos com alguns convidados), ao preço de R$ 6.999. Mais informações em www.ccxp.com.br. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados