Poucos, mas potentes

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

Quando a gente não conhece algo, um dos pés fica para trás. Será que vai agradar? O clássico, de forma geral, causa certo estranhamento. Mas está aí uma coisa que merece chances. Quem mora na região vai ter chance, a partir de hoje, de fazer parte da plateia de tipo específico de arte: a de câmara. Trata-se de música erudita composta por pequeno grupo de instrumentos ou vozes que, tradicionalmente, podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio, por isso, o nome.

Artistas brasileiros e estrangeiros fazem parte da segunda edição do Festival Sesc de Música de Câmara, que acontece em 11 unidades da instituição, inclusive a andreense. Entre os 12 conjuntos de oito países – França, Bélgica, Alemanha, Turquia, Áustria, Grã Bretanha, Estados Unidos e Brasil – quatro vão passar pela região.

Quem abre a agenda de Santo André, às 21h, é o duo brasileiro pianístico Celina Szrvinsk & Miguel Rosselini. “É sempre importante levar a música de câmara ao grande público brasileiro que, como se sabe, praticamente a desconhece. E como não se pode gostar do desconhecido, acolho o festival e sua programação, que contribuem para formar novas plateias, sensíveis e informadas”, explica Celina, ao Diário. O repertório foi adquirido ao longo das três décadas. “Inclui desde o classicismo de Mozart chegando à música contemporânea brasileira, encontrando no caminho o nacionalismo em Brahms, de Falla e o fascínio de Ravel pela Espanha que nunca conheceu.”

Amanhã, o grupo de Instambul Pera Ensemble apresenta Café: o Oriente Encontra o Ocidente. Já no dia 1º é a vez do Trio Appassionata, composto pela violinista norte-americana Lydia Chernicoff, a violoncelista espanhola Andrea Casarrubios e o pianista brasileiro Ronaldo Rolim. Para fechar a programação, sobe ao palco, dia 2, o Vox Luminis, da Bélgica.

> Sesc de Música de Câmara – Festival. Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302. Hoje, Celina Szrvinsk & Miguel Rosselini; amanhã, Pera Ensemble; dia 1º, Trio Appassionata; e dia 2, Vox Luminis. Sempre às 21h. Ingr.: R$ 9 a R$ 40 (www.sescsp.org.br).




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados