Histórias que se completam

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Ratti

Se o pedido é por um filme com história intrigante – que faz juntar os quebra-cabeças da trama – somada à paisagens de tirar o fôlego e desenhada por atuação que pode ser definida como a cereja do bolo, Maresia é a escolha certa.
 
O longa brasileiro, que estreia amanhã em todo o País, é baseado no livro Barco a Seco, de Rubens Figueiredo (premiado com o Jabuti em 2002). Conta a história do pintor Emílio Vega, morto há 50 anos, a partir da vida de Gaspar Dias, perito em arte e dono de galeria, que tem obsessão pelo artista. Ele passa a vida estudando suas obras e tentando descobrir seu paradeiro. A produção é dirigida por Marcos Guttman – que marca a estreia dele em longas – e os dois personagens são interpretados pelo ator Julio Andrade.
 
O resultado é uma escolha bem-sucedida do diretor. Ao longo da trama, o público percebe que, tanto Gaspar quanto Vega têm muitas características em comum: o apreço pelo vinho e a paixão pelo mar, por exemplo. A dupla atuação também pode ser explicada pelo fato de que o perito começa a se enxergar como o ídolo, com as mesmas aspirações e princípios. Tudo isso só vai sendo conhecido, também pelo espectador, quando ele passa a pesquisar a fundo a história do artista.
 
Porém, tudo muda quando Gaspar recebe em sua galeria Inácio Cabrera (Pietro Mario), senhor que afirma ter conhecido o pintor que ele idolatra durante a infância e ainda leva quadros assinados pelo mesmo para serem autenticados. Esse encontro coloca todas as informações que Gaspar tinha sobre Vega ao chão.
 
Além de Julio, o elenco conta ainda com outros nomes que se destacam. A começar por Vera Holtz – no ar na novela A Lei do Amor, na rede Globo –, que interpreta a sócia da galeria em que Gaspar trabalha, Mariana Nunes – de A Febre do Rato – como Maria, a paixão do pintor, seguido de Álamo Facó, Roberto Birindelli e Jonas Bloch.

A trama vai se confundindo em alguns momentos e exige a intuição do público para responder à pergunta: qual o real paradeiro de Vega? Vale a pena embarcar na apaixonante trama para encontrar a resposta. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2017. Todos os direitos reservados