Pinacoteca de São Caetano recebe 5ª Vitrine de Arte

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marília Montich <br> Do Diário OnLine

A Pinacoteca Municipal de São Caetano (Av. Dr. Augusto de Toledo, n° 255, Bairro Santa Paula) recebe a partir de amanhã (20) a 5ª Vitrine de Arte – Mostra Coletiva de Artistas de São Caetano do Sul. Promovida pela Fundação Pró-Memória, a exposição reúne mais de 130 obras de 76 artistas residentes, nascidos ou que trabalham na cidade.

Iniciada em 2003 e com periodicidade bienal, o evento tem como objetivo fomentar e divulgar a produção artística contemporânea do município, bem como valorizar seus artistas e integrá-los à cena cultural da região.

Este ano, o visitante pode esperar variedade de linguagens artísticas e obras bastante expressivas. “A ideia que nos norteia desde o início é mostrar o que os artistas que têm ligação com a cidade produzem. O que eles nos trazem é totalmente livre e, a partir daí, escolhemos o mais representativo de cada um deles, o que exprime sua forma de pensar”, explica a coordenadora da Pinacoteca e curadora da mostra, Neusa Schilaro Scaléa.

Entre os trabalhos expostos estão telas, fotografias, gravuras e obras em lápis de cor, além de intervenções em objetos como skate e guarda-chuva. “A Vitrine deste ano me deu muita satisfação. Na primeira edição, havia poucas obras, trabalhos mais tímidos e não havia tanta liberdade e tanto atrevimento. Nesse ano, há mais cuidado. Os artistas se preocuparam em trazer coisas muito bem feitas”, avalia Neusa.

Todos os itens são inéditos e produzidos a partir de 2013. Cada artista – com idade acima de 16 anos - pôde inscrever até três obras e uma comissão discutiu o que de fato seria apresentado ao público. Os temas das produções este ano vão dos mais tradicionais a inusitados fazeres contemporâneos.

A 5ª Vitrine de Arte pode ser visitada até 30 de janeiro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.
 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados