Tapeçaria de Burle Marx está de volta a Santo André

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Do Diário OnLine

Após ficar quase duas semanas presa no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, a tapeçaria do paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx (1909-1994) está de volta a Santo André. A peça será instalada no Salão Nobre do Paço Municipal ainda nesta tarde.

O transporte foi feito por uma empresa especializada em obra de arte e segue todos os rigores – até com caixa especial – para que a tapeçaria não sofra avaria. O compartimento foi levado até o Paço e içado por cabos até o Salão Nobre da Prefeitura. Depois de descansar as fibras, ela será recolocada no chassi, que foi reformado há pouco para comportá-la.

A obra estava, desde abril, sob custódia do Museu Judaico de Nova York, que expôs a peça de maio a setembro em mostra que homenageou o paisagista. Por conta da mobilização dos auditores da Receita Federal, que desde agosto estão praticando espécie de operação-padrão – com a fiscalização e liberação de mercadorias mais lentas –, pleiteando aumento salarial, a tapeçaria ficou parada no aeroporto. Na terça-feira, enfim, sua liberação foi anunciada pela Prefeitura.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados