Panelaço vegano com João Gordo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Rafael Moura <br> Especial para o Diário

 “Programa sem crueldade animal e sempre com alguém interessante”. É desta forma que João Francisco Benedan, 52 anos, o João Gordo, apresenta o Panelaço, no YouTube. O canal tem quase 160 mil inscritos, sendo que o primeiro vídeo, com o chef Alex Atala, foi postado em novembro de 2014, e o que deu mais repercussão foi com Mano Brown do Racionais Mc’s, alcançando a marca de mais de 1, 27 milhão de views. “O cara (Brown) é um líder nato. Tenho respeito por ele e ele também me respeita”, lembra. “É tudo gente que conheço. Eles gostam de mim e aceitam o convite”, conta.

Durante a atração, o vocalista do Ratos de Porão recebe amigos e convidados para servir um prato vegano, enquanto faz entrevistas. Depois de longa temporada como apresentador na MTV, além de passagem pela Rede Record, João viu na internet alternativa de continuar trabalhando. “Depois do punk, do hardcore e do metal, o que mais sei fazer é entrevistar.”

E sua aposta na web deu certo. Ele conseguiu conquistar novos fãs, que não acompanharam sua trajetória no Ratos de Porão ou na MTV. “Para você ver o alcance do YouTube. Sou mais famoso hoje. Gente de Portugal, Argentina e os brasileiros que moram no Japão assistem ao Panelaço”, afirma. João conta que alguns seguidores do seu canal já aderiram à filosofia vegana. “Quero mesmo influenciar as pessoas sobre o veganismo e mostrar que não é bicho de sete cabeças. Quanto mais pessoas aderirem, melhor para os bichinhos”, pontua o músico, que se considera representante do movimento. “Só pelo motivo de eu estar divulgando o conceito do veganismo, já sou um ativista”.

Vegetariano desde 2003, João deixou de comer carne após passar por cirurgia de redução de estômago. Os amigos da banda Juninho e Boka influenciaram na decisão. “De primeira, você vira por você mesmo. Não tem como não dar uma pirada depois de estudar a situação e a exploração dos bichos para o consumo”. O vocalista do Ratos conta como é difícil comer nas viagens, quando está em turnê. “O Juninho come pão com batata frita e salada. Eu me viro com o que tem, mas carne, leite e ovo nunca mais”, afirma.

Seguindo o conceito do canal do YouTube, João também explora o empreendedorismo com a loja Central Panelaço, no Bixiga, Centro de São Paulo. Lá, ele vende produtos que usa no programa, como bacon de soja, temperos, a famosa pimenta Sriracha, além das cervejas artesanais, almofadas, camisetas , discos e vinis.

Além de tudo isso, ele tem tempo de apresentar um programa de rádio, o Tiki Nervioso, na 89 FM, às terças, a partir das 23h59, e acaba de voltar à TV com o Eletro Gordo, no Canal Brasil. O programa é pautado pela cultura pop e ambientado em oficina de concertos de equipamentos eletrodomésticos (segundas, à 0h).

A BANDA
Século Sinistro foi o último álbum lançado pelo Ratos de Porão, em 2014, que continua firme após mais de 30 anos de história. “Este ano a gente tocou no Hellfest, na França, o maior festival de heavy metal do planeta. Foi o máximo que aconteceu na minha vida, de tocar com Black Sabbath, Slayer e King Diamond”. Disse. “Mas para os próximos anos, a coisa tende a diminuir. Quero ficar perto da minha família, cuidar dos meus filhos, da minha saúde e esperar pelos meus netos”, finaliza.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados