Um pedaço de Nápoles em Santo André

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Daniel Tossato<br>Do Diário OnLine

Talvez você não saiba, mas há um pedaço da região de Nápoles em Santo André. Como a conhecida província italiana, a cidade do Grande ABC prepara as verdadeiras pizzas no estilo napolitano. Tanto é verdade que a pizzaria Grazie Napoli faz parte da Associazione Verace Pizza Napoletana (Associação da Verdadeira Pizza Napolitana, numa tradução livre), grupo seleto de pizzarias que fazem as redondas seguindo as normas estabelecidas pela associação desde 1984. No Brasil apenas seis estabelecimentos integram este grupo.

Conseguir entrar na associação das verdadeiras pizzas italianas não é tarefa fácil. É necessário comprar ingredientes especiais, como tomate pelado, mussarela de búfala e azeite extravirgem. É preferível que estes produtos venham da região de Campania, também no país da bota. A massa deve ser feita apenas com água, sal, fermento e farinha, com oito horas de fermentação em temperatura ambiente, no mínimo. Dentre outros objetivos que se deve cumprir, o interessado em fazer parte do seleto grupo tem ainda que receber a visita de membros da associação, que acompanharão, durante alguns dias, todo o processo de elaboração das pizzas e darão seu aval. “Há um orgulho em poder fazer parte deste grupo, mas há também um grande esforço para alcançá-lo. Temos certeza que entregamos um produto de alta qualidade”, disse Fábio Fernandes, um dos proprietários da Grazie Napoli.

De todas as detentoras do selo de verdadeira pizza italiana, quatro estiveram na última quinta-feira na pizzaria para explicar a importância da receita italiana e o que ela representa. Proprietários dos restaurantes Leggera, Napoli Central, Baco e da própria Grazie Napoli criaram uma ponte com ligação direta à Itália através dos sabores apresentados ontem. Os clientes que quiserem experimentar as especialidades de cada casa poderão visitar a Grazie Napoli e pedir pizzas que estarão no menu até dia 5 de outubro.

O intuito desse evento é fortalecer as pizzarias que detém o selo oficial da vera pizza napolitana e dar um breve esclarecimento sobre o conceito, que vem ganhando a simpatia de um público seleto e formador de opinião. Anualmente cada casa recebe uma inspeção para revalidação do selo Associazone Verace Pizza Napoletana.

“Não queremos estabelecer o que é pizza certa ou pizza errada. Só estamos oferecendo uma nova experiência para quem quer provar a verdadeira pizza de Nápoles”, concluiu Fernandes.

Uma coisa é certa, é nesse pequeno pedaço de Nápoles em Santo André que são servidos os melhores pedaços de pizza. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados