Holanda respira arte

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

 O romantismo dos canais, as bicicletas que cruzam as ruas da cidade, os museus, as tulipas espalhadas pelos cantos, além de tantas outras coisas. Amsterdam, na Holanda, é muito mais do que se pode imaginar. Cheia de surpresas, a cidade, dona de charmosa arquitetura e vibrante atmosfera cultural, reserva diversas atrações para quem visitá-la até outubro.

Para quem quiser se presentear com a apreciação de obras do holandês Vincent van Gogh (1853-1890), o Museu Van Gogh (www.vangoghmuseum.nl) apresenta até dia 25 a exposição On the Verge of Insanity (À Beira da Insanidade). A mostra vasculha os últimos 18 anos da vida do artista com pinturas e desenhos. Entre os destaques está uma carta que mostra com desenhos o episódio do corte de parte de sua orelha. No mesmo espaço, até 27 de novembro, o visitante pode ver a exposição Van Gogh Inspira: Matisse, Kirchner e Kandinsky.

Ainda no mundo das artes, o Rijksmuseum (www.rijksmuseum.nl) abre portas para novas aquisições de obras do pintor holandês Rembrandt van Rijn (1606-1669). No início deste ano, Holanda e França compraram de coleções particulares duas obras do artista, os retratos de Marten Soolsmans e Oopjen Coppit no dia do casamento do casal, que podem ser vistas agora.

Para quem é do esporte, a capital da Holanda terá no dia 16 de outubro a Maratona de Amsterdam (www.tcsamsterdammarathon.nl). Ao longo dos 42 quilômetros de percurso, os corredores passam por locais como o Amstel Hotel e o Tropenmuseum (Museu dos Trópicos).

Grande balada também está na agenda, com o Amsterdam Dance Event (www.amsterdam-dance-event.nl), que vai de 19 a 23 de outubro e reunirá diversos DJs para comandar a festa.Maior festival de cervejas da Holanda, o Pint Bokbierfestival, acontece de 28 a 30 de outubro, no edifício Beurs van Berlage. Mais informações no Facebook (pintbokbierfestival).




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2017. Todos os direitos reservados