Beatles para emocionar

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

 Uma cápsula do tempo com bilhete de ida para um universo mágico, cuja história começa em Liverpool, Inglaterra, e narra a trajetória de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. O passeio é capaz de fazer emergirem diversas emoções. Ao passar pela cortina preta, na entrada, cores, sons, informações e sentimentos ganham vida. Muita vida, aliás. São Paulo recebe a partir de hoje até 30 de setembro a exposição Beatlemania Experience – The Beatles Biography (www.beatlemaniaexperience.com.br), que toma conta do estacionamento do Shopping Eldorado e mergulha de cabeça e alma na história dos Beatles.

 

Tudo está reunido em uma tenda de 2.000 metros quadrados dividida em dez espaços diferentes. O passeio começa com os primeiros acordes de John Lennon e com uma recriação do caminhão onde tocou a banda dele em 1957, a The Quarrymen, ocasião em que conheceu Paul McCartney. Ali começava uma história inesquecível. A música, presente em todos os cantos e temática – de acordo com cada período da banda – desperta vontade de querer ver mais. O espaço está repleto de objetos únicos. Imagine se deparar com o contrabaixo Hofner usado por Paul no LP Please Please Me. Emocionante, para dizer o mínimo.

Criada pela Let It Be e com curadoria do jornalista Ricardo Alexandre, arquitetura de Vasco Caldeira e produção e cenografia da Case Imagine, a mostra apresenta ainda a recriação de rua britânica com cartazes anunciando shows dos Beatles. Experiência que faz voltar no tempo. Memorabília não falta, mas a mostra vai além. Basta entrar no famoso Cavern Club, local onde a banda tocou por diversas noites no início da carreira – sim, há uma recriação do local – para se deparar com diversos instrumentos usados pelos garotos de Liverpool. Ao entrar, gaste uns bons minutos apreciando o palco montado como se estivesse esperando pelo começo do show do quarteto. É só deixar a imaginação voar longe que será possível até ‘escutar a banda tocando ao vivo’. Há também um espaço que conta com filme de realidade virtual e que o visitante, com o uso de fone de ouvido e óculos especial, poderá se sentir no Shea Stadium, nos Estados Unidos, quando a banda tocou para mais de 50 mil pessoas.

Totens interativos e TVs com diversas filmagens do conjunto estão espalhados do começo ao fim. A viagem é feita cronologicamente. Para quem quiser ‘viver’ o filme Yellow Submarine, basta entrar no submarino amarelo, pegar um lugar na janela e ver o que se passa por ela. A psicodelia ganha cor e vida com a reprodução de roupas usadas pelos ‘Fab Four’ na época de discos como Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e Magical Mystery Tour.

Há também uma sala em que as fotos dão o tom. Há como não vibrar ao ver um exemplar do LP Help! autografado pelos quatro Beatles? Uma edição da revista O Cruzeiro, de outubro de 1965, com a banda na capa, chama a atenção. Isso sem contar na lancheira de 1964, na revista Rolling Stone de 1976, também com os Beatles na capa, e tantos instrumentos, como a guitarra Rickenbacker de George usada em canções como Ticket To Ride e Eight Days a Week.

Mas como sensação é tudo, experimente sentir o que seria entrar no estúdio da EMI, na famosa Abbey Road, ou ver – como se estivesse lá – um trecho recriado do show que a banda fez no telhado da gravadora em 1969. Uma loja, no fim do passeio, oferece de caneca a disco de vinil. E há muito mais ao longo do passeio. É só abrir a porta e entrar nesse mundo mágico.

> Beatlemania Experience – Exposição. No Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3.970. São Paulo. Até 30 de setembro. Das 12h às 22h. Ingr.: R$ 25 a R$ 50 (www.ingressorapido.com.br).




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2017. Todos os direitos reservados