Turismo no Catar – Dicas para não cometer gafes

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Redação

Quem pretende fazer turismo no Catar – que será sede da próxima Copa do Mundo, em novembro – deve ficar atento aos costumes locais para não cometer gafes. Bruna Bardavid, guia de turismo e fundadora do Conexão Qatar, plataforma que fornece conteúdo, recebe e assessora brasileiros que viajam ao país, separou algumas dicas importantes para evitar situações constrangedoras.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

“O Qatar é um país muçulmano e com costumes diferentes dos nossos. É muito comum, por exemplo, o turista chegar sem saber se deve ou não usar determinado tipo de roupa ou querer fotografar tudo e todos à sua volta, sem critérios e sem saber que pode estar cometendo um ato desrespeitoso. Por isto é importante conhecer algumas etiquetas”, comenta Bruna, que é brasileira e reside há 5 anos em Doha.

Turismo no Catar: dicas para evitar gafes

1. Cumprimentos

Seja educado e sempre cumprimente as pessoas ao se referir a elas. Nunca cumprimente com toque pessoas do sexo oposto. Coloque a mão no peito e faça um gesto com a cabeça.

Sempre receba as coisas com a mão direita. A mão esquerda é usada para higiene pessoal.

Não demonstre afeto em público, como beijos e abraços mais calorosos. Andar de mãos dadas, contudo, não é um problema.

Vai pedir alguma informação? Seja respeitoso e se dirija às pessoas do mesmo sexo que você. Algumas mulheres são muito reservadas.

Reserva de hotéis no Booking. Confira aqui as melhores opções no Catar.

2. Roupas

O Catar tem um código de vestimentas conservador. Demonstre respeito à cultura e tradição, usando roupas discretas, sem muitos decotes e transparências. Peças muito curtas também devem ser evitadas.

3. Compras

Sempre barganhe ao comprar souvenirs, especialmente no Souq Waqif e Souq do Ouro. Isso faz parte da cultura local.

Vai viajar de avião? Pesquise aqui as melhores opções de passagens aéreas.

4. Fotos

Não tire foto das pessoas sem permissão, especialmente das mulheres e dos idosos. Alguns lugares não permitem câmeras fotográficas profissionais ou filmadoras mas, no geral, o Catar tem lugares lindos e instagramáveis para serem fotografados.

5. Consumo de álcool

Se beber, não fique embriagado em público. Isso é crime no Catar.

Beber na rua não é permitido e pode render até 6 meses de prisão ou uma multa bem salgada – que pode chegar ao equivalente a R$ 14 mil. O álcool é restrito no país, comercializado apenas em alguns restaurantes e nos hotéis internacionais.

PLANEJE SUA VIAGEM

Na hora de planejar uma viagem para fazer turismo no Catar, não deixe de checar todos os detalhes antes mesmo de fazer as malas. Aqui, você encontra as dicas da nossa equipe para comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para eventos, com mais comodidade.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados