Artistas temem mudança em pinacoteca da região

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

 Nas redes sociais de vários artistas da região o assunto esta semana foi, basicamente, a Pinacoteca de São Bernardo. Ventila-se a informação de que a Secretaria de Cultura da cidade, hoje situada no bairro Baeta Neves, seria deslocada para o espaço citado, localizado na Rua Kara, 105, e que soma 38 anos de trabalho artístico.

Ex-curador da Pinacoteca de São Bernardo e galerista da OMA, Thomaz Pacheco conta que tomou conhecimento da possível mudança por estar sempre próximo da instituição e da Secretaria de Cultura. “Soube pelo movimento natural deles (funcionários), indo e vindo no espaço, discutindo as modificações etc. Logo o assunto ganhou as redes sociais e, enfim, estamos aqui”, explica.

Pacheco acredita que a mudança da secretaria para a instituição, caso aconteça, será negativa em vários sentidos. “Qualquer diminuição do espaço oferecido é perda para a cidade, para a população. E nessa mudança diminui a pinacoteca em vários lados, o número de salas de oficina reduz, diminui o tamanho da biblioteca de arte, o tamanho do espaço expositivo. Ela simplesmente dá outra função para o local”, diz. Para ele, a pinacoteca pouco a pouco se transformaria em escritório.

Renomado artista plástico da região com obras em São Paulo, Alemanha e Inglaterra, Daniel Melim acredita que a pinacoteca não é o destino correto para a secretaria. “Ela foi feita para abrigar obras, exposição, oficinas, biblioteca e não simplesmente virar um departamento”, opina. Ele ressalta ainda que o local é dono de um dos maiores acervos artísticos da região. São mais de 1.300 peças de mais de 500 artistas.

Betto Damasceno, artista plástico de São Bernardo, está decepcionado. Ele não concorda com a medida, caso seja aprovada. “Ter a atitude de tomar um importante espaço expositivo, com constantes mostras de artistas nacionais ou não, salas de aulas com professores onde há cursos gratuitos, biblioteca de artes, jardim de esculturas com trabalhos de vários artistas, como se fosse um ‘puxadinho’, sou totalmente contra a ocupação para abrigar a secretaria”, diz.

O Diário procurou o Paço. Por meio de nota, informou que “estuda a possibilidade de instalar a Pasta em um dos próprios públicos ociosos da Prefeitura, acompanhando uma das medidas de austeridade adotadas pela atual gestão de realocar secretarias que estivessem em imóveis alugados”. Porém, não confirma que a Pasta vai funcionar na pinacoteca. “No momento, o local não foi definido.”




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados